playlist Music

domingo, 28 de abril de 2024

ETHAN IVERSON - TECHNICALLY ACCEPTABLE (Blue Note Records)

O gênio da casa de diversões, o pianista Ethan Iverson, atinge o auge com “Technically Accepted”, um álbum tão carregado de invenção e frescor que sobe instantaneamente para o pacote de favoritos indiscutíveis para o ano de 2024.

Ilimitadas, as muitas manias e instigações de Iverson se espalham loucamente pela casa, pelo estúdio, a bodega na mesma rua e cabe ao resto de nós acompanhar. Isto inclui suas duas simpáticas seções rítmicas: o baixista Thomas Morgan e o baterista Kush Abadey segurando o rojão nas faixas de um a sete, e o baixista Simón Willson e o baterista Vinnie Sperrazza em "The Feeling Is Mutual" e na interpretação, hipnoticamente terna, de "Killing Me Softly With His Song".

“Technically Accepted” é o segundo álbum de Iverson para a Blue Note e apresenta a primeira apresentação de theremin (NT: é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico) e sonata para piano que a gravadora já lançou. Da fanfarra das corridas de "Conundrum" à saltitante e sombreada de Kansas City "Victory Is Assured (Alla Breve)", o arabesco do título desenhado por Picasso, e o galope descolado da maravilhosamente distorcida "It's Fine To Decline", Iverson chega ao ouvinte com tudo o que tem e mais alguma coisa.

O que é mais surpreendente sobre “Technically Accepted” como um todo é que ele chega até você rapidamente. Realmente rápido. Com uma exceção, os seis minutos poderosos de "Piano Sonata: Allegro Moderato", onde todas essas exibições requintadas de grandeza humana mal chegam à marca de quatro minutos e meio. É realmente uma façanha de discurso conciso e ávido.

O álbum conclui com aquela sonata ao piano, anteriormente mencionada, onde Iverson pensa tudo enquanto avança, tudo glorioso enquanto evoca uma mistura saudável e espirituosa de harmônicos e brincadeiras à la Aaron Copland, George Gershwin e o passo do Harlem de James P. Johnson. É alegre e divertido e é exatamente o que precisamos nestes tempos sem diversão e sem alegria.

Faixas: Conundrum; Victory is Assured (Alla Breve); Technically Acceptable; Who Are You, Really?; The Chicago Style;I t’s Fine to Decline; The Way Things Are; Killing Me Softly With His Song; ‘Round Midnight; The Feeling is Mutual; Piano Sonata: Allegro Moderato; Piano Sonata: Andante; Piano Sonata: Rondo.

Músicos: Ethan Iverson (piano); Thomas Morgan (baixo acústico); Kush Abadey (bateria); Simón Willson (baixo); Vinnie Sperrazza (bateria); Rob Schwimmer (theramin #9).

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: