playlist Music

terça-feira, 2 de abril de 2024

JEFF LEDERER - BALLS OF SIMPLICITY (Little (i) Music)

Para descrever o último lançamento de Jeff Lederer, pegue emprestado um bordão do Flying Circus de Monty Python, "e agora para algo completamente diferente". O saxofonista, clarinetista e compositor deve ser melhor conhecido por reimaginar a música de Albert Ayler nas tradições da seita de Shaker Christian ou em formatos de barraca de praia, sua irreverente reimaginação da música Dixieland com Swing N' Dix, e seus instrumentos de sopro nas bandas do baterista Matt Wilson. “Balls of Simplicity” move-se no mundo da música de câmara com suas composições interpretadas pelo Morningside Tone Collective compreendendo a flauta de Leo Sussman, o clarinete de Emmaile Tello, o violino de Francesca Abusamra, o violoncelo de Jordan Bartow e o piano de Weiwei Zhai. Lederer, também, atua em duo com Tello em uma faixa, e há a aparição do convidado Jamie Saft em "Piano Piece (1979)".

Esta música é jazz? Não, mas certamente pode ser identificada como música de Lederer. "Bodies Of Water For Flute, Cello, And Piano" interpretada em três movimentos evoca o gotejar e a correria dos riachos, a quietude das piscinas, e o redemoinho dos redemoinhos. Imagine os peixes e insetos evocados pela flauta do Pacífico, pelo violoncelo em pizzicato e pelo movimentado piano de abelha traçando a vida de riachos, lagoas e rios. As composições de Lederer relembra o desastre de Bhopal, na Índia, em 1984, com "Song for the Kaliyuga" e revisita composições adaptadas da música Shaker que ele tocou com sua banda Shakers N' Bakers. "Vision Songs" em três movimentos é interpretada por flauta, violino, clarinete e cello. A música é típica estadunidense com grupo de câmara extraindo sons country folk, bluegrass, Appalachian e Shaker gospel. O duo de Lederer nos clarinetes com Emmaile Tello, composta após a morte do seu pai, é um tributo e um lamento sobre os reveses do mal de Alzheimer. A faixa final com apenas 2½ minutos, é a performance de Saft da composição para piano de Lederer, "Piano Piece (1979)". A performance austera e sem decoração termina no vácuo, repleta de silêncio

Faixas: Bodies Of Water For Flute, Cello, And Piano (2020): mvt 1. Keets Brook; mvt 2. Sweet Pond; mvt 3. Green River; Song for the Kaliyuga For Piano, Clarinet, Violin, And Cello (1984); Vision Songs For Flute, Clarinet, Violin, And Cello: mvt 1. Pretty Little Angels; mvt 2. Balls Of Simplicity; mvt 3. Dismission Of Great I; Persistence of Memory For Two Clarinets (2015); Piano Piece (1979).

Músicos: Jeff Lederer (compositor / maestro); Jamie Saft (piano); Morningside Tone Collective: Leo Sussman: flauta; Emmaile Tello; clarinete; Francesca Abusamra: violino; Jordan Bartow: cello; Weiwei Zhai: piano.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=sSZl_fKXPDo

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: