playlist Music

segunda-feira, 29 de abril de 2024

JOEY ALEXANDER – CONTINUANCE (Mack Avenue)

Em 2014, quando ele tinha 10 anos, o prodígio indonésio do piano, Joey Alexander, chamou a atenção de Wynton Marsalis, e o show resultante no Jazz At Lincoln Center fez dele uma 'sensação da noite para o dia' na visão do New York Times. Desde então, ele realizou sete álbuns, consistentemente confirmando que sua fluência imaginativa tem a ver com emoções e ideias maduras, tanto quanto com o toque do teclado.

“Continuance”, como “Origin” de 2022, apresenta o repertório todo inédito, e a composição acaba sendo uma arte para a qual esse notável artista já trouxe o mesmo artesanato, musicalidade e o dom para remodelar sutilmente materiais familiares, pois ele o demonstra como pianista há uma década.

Juntamente com o explorador trompetista, Theo Croker, um tanto parecido com Roy Hargrove, e uma poderosa equipe de baixo e bateria, essas sete faixas incluem postbop complicado de malabarismo rítmico, o cativante balanço liderado pelo baixo em 'Zealousy' (uma participação de Fender Rhodes) e três evocativas baladas incluindo a deslizante 'Aliceanna' com o líder imitando uma flauta em um Mellotron. 'Blue', a peça mais instigante estruturalmente, muda uma introdução de fragmentos curtos e rápidos de trompete / baixo para um tema languidamente radiante que parece vislumbrar o Herbie dos anos 1960, desencadeando a habilidade característica de Alexander de deslizar sobre as teclas em fluxos prateados, como se dissolvesse notas umas nas outras.

A elegante balada 'Why Don't We' inicialmente soa genérica, mas astuciosamente estica a forma para convidativamente liberar espaço para improvisação. O balanço provocativamente adiado de 'Hear Me Now' desencadeia pausas emocionantes de Croker e Alexander, e 'I Can't Make You Love Me' e 'Great Is Thy Faithfulness' são transes emocionantes infundidos com harmonias gospel assombrosas.

O virtuosismo de Joey Alexander e o abraço caloroso da aristocracia das celebridades do jazz poderia ter feito dele um artista retrô, mas ele já está muito à frente disso.

Faixas

1 Blue

2 Why Don't We

3 Hear Me Now

4 I Can't Make You Love Me

5 Zealousy

6 Great Is Thy Faithfulness

7 Aliceanna

 Músicos: Joey Alexander (piano); Kris Funn (baixo); John Davis (bateria); Theo Croker (trompete).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=cfOyilrMoy4

Fonte: John Fordham (JazzWise)

 

 

Nenhum comentário: