playlist Music

quinta-feira, 16 de maio de 2024

MIKE MORENO - STANDARDS FROM FILM (Criss Cross)

Afinal. Uma alternativa agradável aos álbuns medonhos de hinos e músicas de Natal "animados" que vomitam a cada temporada de férias. Não há nada abertamente natalino em “Standards From Film” do guitarrista Mike Moreno, mas é apropriado que o álbum, gravado em Nova York em Dezembro de 2021, lançado no Reino Unido no início de Dezembro de 2022 e que saiu nos EUA um mês ou mais antes. Prega a nostalgia sazonal no pico e depois alguns mais.

Moreno, sempre um instrumentista lírico e mais do que nunca nesta ocasião, escolheu dez de suas perenes favoritas, cada um das quais foi encomendada para uma trilha sonora ou foi incluída em uma dentro de um ano ou mais de ser publicada. Elas são "Beautiful Love" de Wayne King, Victor Young e Egbert Van Alstyne, "You Stepped Out Of A Dream" de Herb Brown, "There Will Never Be Another You" de Harry Warren, "Stella By Starlight" de Victor Young e "My Foolish Heart", "Laura" de David Raksin, "I Fall In Love Too Easily" de Jule Styne, "On Green Dolphin Street" de Bronislau Caper e Ned Washington, "Invitation" de Kaper e "Days Of Wine And Roses" de Henry Mancini. Felizmente, Moreno não reinventa, reimagina, recalibra, caso contrário estragaria qualquer uma das músicas. A "My Foolish Heart" é dado uma nova fundação rítmica , mas funciona.

Após a breve leitura desacompanhada de "Beautiful Love", que inicia o álbum, as faixas remanescentes têm a média de tempo de apenas sete minutos, bastante tempo para exibir declarações do tema e solos que se desdobram sem pressa entre elas. Moreno é o principal solista, mas o pianista Sullivan Fortner e o baixista Matt Brewer têm acesso aos holofotes. Brewer apresenta uma joia particular em "There Will Never Be Another You".

Moreno, o produtor, inseriu breve diálogo com trechos de som dos filmes de origem no início ou no final da maioria das faixas. Isto poderia ter sido pegajoso, mas se alguém se iluminar e seguir o fluxo, funciona. Observe, antes, o vídeo de "Stella By Starlight" por exemplo. Menos bem-sucedido é o posicionamento do microfone. O piano é próximo ao microfone atuando dentro de uma polegada de sua vida e há ocasiões, especialmente quando Fortner sustenta o pedal, que o baixo registro do instrumento no pedal ameaça sobrecarregar cada coisa que está vindo. Porém, vale a classificação de 4 estrelas.

Faixas: Beautiful Love; You Stepped Out Of A Dream; There Will Never Be Another You; Stella By Starliight; Laura; I Fall In Love Too Easily; On Green Dolphin Street; My Foolish Heart; Invitation; Days Of Wine And Roses.

Músicos: Mike Moreno: guitarra; Sullivan Fortner: piano; Matt Brewer: baixo; Obed Calvaire: bateria.

Fonte: Chris May (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: