playlist Music

quarta-feira, 26 de junho de 2024

BLANCKFOR.MS / JASON MORAN / MARCUS GILMORE – REFRACT (Red Hook Records)

A música eletroacústica ganha uma nova perspectiva moderna com a maravilha sonora que é “Refract”, um esforço colaborativo entre artistas de fitas degradadas como Tyler Gilmore, conhecido como BlankFor.ms, o pianista Jason Moran e Marcus Gilmore na bateria. Uma série experimental de formas esboçadas com loops flutuantes transformados em mantas sonoras, bateria transformada em máquina de batidas e piano transformado em teclado - impressionismo, a fábrica largamente improvisada de “Refract” faz para uma das músicas mais aventureiras e intrigantes do ano.

Gravado com o produtor Sun Chung, as propriedades sonoras são o ponto focal nesta sessão, interpretando cada experimento com transparência e clareza. Aqui, algum material foi composto anteriormente por BlankFor.ms, um ex-aluno de Jason Moran no New England Conservatory. As estruturas tonais, conforme ouvidas em "Inward, Curve" são apenas molduras espaçosas que deixam a cada um dos três músicos espaço para improvisar e se desdobrar. Outras faixas, simplesmente denominadas "Tape Loop", são letradas e numeradas, são originadas de um grande conjunto de malhas de fita, que BlankFor.ms preparou para a sessão, convidando Moran e Gilmore, às vezes em conjunto, outras vezes apenas em duo com a tapeçaria manipulada das fitas para explorações atmosféricas.

De vez em quando uma improvisação deixará de ser emergente atmosfericamente para degenerar freneticamente em questão de minutos, com em "Tape Loop B I". Outras vezes, formas de interlúdios prevalecem, como o embaralhamento do tambor em "Tape Loop A" demonstra. A fita pega a vigorosa batida de Gilmore, faz um circuito, acelera e desacelera outra vez, em tempo real, enquanto a fundação original de Gilmore continua. Um efeito similar é usado em "Eight Pose" com Jason Moran unindo-se nas linhas entre o borrão gravado e reiterado e o alimento original ao vivo para gerar uma bebida especialmente bem-sucedida.

Paisagens sonoras ambientais ("Stir"), ímpeto do cromatismo modernista ("Release") e excursões eletrônicas contemporâneas pós-"duas etapas" ("Little Known") mistura-se, confortável na presença um do outro, tão distintos quanto eles devem parecer na superfície. "Tape Loop C" I até III, perto do final do álbum, é inteiramente uma suíte diferente. Uma performance em duo entre fitas e piano, sutis lampejos de barulho estático, estremecendo frequências de circuitos de reverberações em crescendo, que estão em intercâmbio com um piano terno tocando de forma mais minimalista. O teclado muda de uma parte para a próxima, o humor passa de reconfortante e reconciliatório para melancólico e sinistro e então, outra vez, passa para algo mais curioso e questionador. A Parte III conclui com uma grande oitava ao piano, com profundas frequências ao teclado construindo tensão contra o eco teimoso da fita.

Um espírito reflexivo domina ao longo do álbum de aproximadamente sessenta minutos, aquele que se baseia na interação ao vivo, na comunicação entre três instrumentos e na arte de ouvir e responder com sensibilidade. Ter algo desenhado por fita como a principal contribuição solista é raro, talvez, mesmo, a primeira. Em 2022, a gravadora Red Hook lançou o premiado "Two Centuries", uma colaboração entre o sintetizador modular do artista Qasim Naqvi e os mestres dos improvisos Andrew Cyrille e Wadada Leo Smith. Curiosamente, esta gravação não parece nada com isso. Porém, eles compartilham uma abordagem profundamente ousada e o fator de um artista eletrônico reparando suas tapeçarias sonoras com instrumentos acústicos, vive. “Refract” é outra entrada deliciosa no que parece ser um novo cânone de música eletroacústica improvisada, emergindo na Red Hook Records.

Faixas: Onset I; Onset II; Tape Loop A; Affectionate, Painful; Inward, Curve; Tape Loop B - I; Tape Loop B - II; Tape Loop B - III; Eighth Pose; Stir; Release; Little Known; Tape Loop C - I; Tape Loop C - II; Tape Loop C - III; Tape Loop D.

Músicos: BlankFor.ms (eletrônica); Jason Moran (piano); Marcus Gilmore (bateria)

Fonte: Pat Youngspiel (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: