playlist Music

domingo, 16 de junho de 2024

JEB PATTON – PRELUDES (Cellar Records)

Pode um quinteto de jazz atuar no classicamente inspirado “Preludes” e na melancólica "Prelude to a Kiss" de Duke Ellington? Como poderia ser possível trabalhar? Em mãos capazes do pianista Jeb Patton (que compôs “Preludes”) e seu quinteto, muito bem, na verdade. Patton, que cresceu em uma casa onde ouvir a música clássica era a norma, nunca naqueles primeiros anos, mesmo quando ele se mudou para o jazz e encontrou sua ligação. Quando a Covid atacou em 2020, Patton teve tempo para revisitar suas raízes clássicas e compôs a música designada para ponte na lacuna entre o "contemporâneo" e o "tradicional" —para colocar de outra forma, entre jazz e clássico.

Embora, “Preludes” de Patton seja claramente alinhado ao jazz, um toque ou mais de seus substratos clássicos podem ser ouvidos em cada um deles, graças em parte aos solos excelentes de Patton e em sua determinação de expandir as fronteiras através das suas composições e arranjos. Mesmo assim, eles suingam apenas como os temas de jazz podem fazer, conforme o baixista David Wong e o baterista Quincy Davis juntam-se a Patton para emprestar à seção uma larga participação da sua vitalidade rítmica. Isto não implica que os músicos da linha de frente do quinteto—o trompetista Mike Rodriguez e o saxofonista John Ellis—não tenha sua parte para incrementar o quociente do suíngue, como eles fazem exatamente isso sempre que surge a necessidade.

Como cada número do álbum é uma espécie de prelúdio (Prelude), o melhor que pode ser feito para identificá-los para nomear suas assinaturas chave, que são (em ordem) Dó Maior, Fá   # Maior, Lá Menor, Sol Menor, Si Menor, Mi Menor, Mi Maior, Ré Maior e claro "Prelude to a Kiss". Há dois planos (Sol Menor, Mi Menor), em cada um dos quais Ellis toca um sax tenor esplêndido. Ele move-se facilmente para o soprano na calorosa Lá Menor, para a flauta na cortês Mi Maior e para o clarinete baixo no ingresso em Ré Maior. O flugelhorn de Rodriguez é exibido na cativante em Si Menor, enquanto Patton lidera um trio e Fá Maior e "Prelude to a Kiss". Solos de Wong em Fá Maior, Mi Maior e "Prelude to a Kiss".

Jazz ou clássico, Patton exibe ao longo do trabalho que ele está plenamente confortável em qualquer gênero, decorando seus solos com alusões saborosas, e mesmo escorregando em uma breve referência em uma dança tradicional, "The Irish Washerwoman". Acontece que, seu plano para misturar elementos do jazz e clássicos—que foi feito antes—é astuto e impressionante, sublinhado por um truísmo básico: boa música é boa música, não importa sua premissa.

Faixas: Prelude in C Major; Prelude in F# Maior; Prelude in A Minor; Prelude in G Minor; Prelude in B Minor; Prelude in E Minor; Prelude in E Major; Prelude in D Major; Prelude to a Kiss.

Músicos: Jeb Patton: piano; Mike Rodriguez: trompete; John Ellis: saxofone tenor; David Wong: baixo; Quincy Davis: bateria.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: