playlist Music

segunda-feira, 10 de junho de 2024

JON LLOYD QUARTET - EARTH SONGS (Ubuntu)

Comentando este novo lançamento, Martin Hummel da Ubuntu diz que ele só recentemente foi apresentado à música de Lloyd. Eu, também. Hummel adiciona: “‘Jon pode andar suavemente, mas emite um som cativante”. E é aquele som etéreo e agudo do tenor que primeiro atinge o ouvinte, estas peças definidas pelas exposições quase esqueléticas de Lloyd, a emoção palpável, os espaços entre frases às vezes deixado nu, outras vezes preenchido pelas variações distintivas de Law. Ele ganhou destaque na década de 1990 na cena livre e desde então mudou estilisticamente a um ponto em que vê sua música como um reflexo da 'Estética do Jazz Europeu'.

Dito isto, é no seu impacto imediato que se procura julgar esta música profundamente pessoal. Nove peças são de Lloyd, a décima, ‘The Trip’, é uma improvisação, os títulos sugerindo preocupações contemporâneas, daí o título principal do álbum. A interação entre os membros do quarteto é frequentemente mágica, instintiva, sem elisões estranhas ou movimentos contrários, o efeito geral contido, mas sempre envolvente, não há nada difícil aqui para o público do clube, antes, uma série refinada de declarações, com Law, um associado frequente do Lloyd, acrescentando e auxiliando brilhantemente.

Em vez de diferenciar entre uma peça e outra, melhor ver isto como uma suíte de canções conectadas, performance de conceitos reflexivos de Lloyd e seu desejo de criar música e beleza muitas vezes surpreendente com músicos que compartilham uma visão semelhante. Isto sintetizado por seu sublime soprano em ‘The Heron’, sua calma imponente lembra a postura vigilante do pássaro. Difícil classificar, por certo, mas, mesmo assim, convincente.

Faixas

1 Al'Afiyah

2 Breaking the Waves

3 Cinq Feuilles

4 Flux

5 River

6 Meta Meta

7 Lanovo

8 Desert Song

9 The Trip

10 The Heron

Músicos: Jon Lloyd (sax tenor, sax soprano); John Law (piano); Alex Goodyear (bateria); Nick Pini (baixo).

Fonte: Peter Vacher (JazzWise)

 

Nenhum comentário: