playlist Music

domingo, 2 de junho de 2024

ROB MAZUREK EXPLODING STAR ORCHESTRA - LIGHTNING DREAMERS (International Anthem Recording Company)

As similaridades entre a Exploding Star Orchestra de Rob Mazurek e a Arkestra de Sun Ra são numerosas. Líderes viajam as vias espaciais através das tecnologias disponíveis no tempo deles, aplicados através da dinâmica rítmica e pulsação. Para Ra, seu som começou quando ele era um aprendiz da banda de Fletcher Henderson nos anos de 1940, e os vários trabalhos de Mazurek de 1990 girava em torno do isótopo 217 e várias orquestras Chicago Underground (e posteriormente São Paulo Underground). Os líderes foram compositores do tempo deles, no entanto, eles sempre criam música de natureza atemporal.

A oitava parcela das explorações de Mazurek com a sua Exploding Star Orchestra (ESO),” Lightning Dreamers”, segue seu lançamento de 2020, “Dimensional Stardust (International Anthem Recording Co)” com uma banda menor, desta vez o octeto é expandido na faixa "Black River" por amostras de ESO ampliada em performances ao vivo de Fevereiro de 2022. Esta  performance incluiu o trompete de Jaime Branch , que posteriormente viria a falecer, com apenas 39 anos de idade.

Os sons estão em um amálgama de conceitos do Art Ensemble of Chicago, aos anos eletrificados de Miles Davis e, claro, explorações de Sun Ra. Embora estes sejam importantes pedras de toque, Mazurek cria seus próprios sons distintos. A pulsação de "Future Shaman" desenha um funk peculiar via Mauricio Takara e a percussão de Gerald Cleaver, ataque dos teclados eletrificados de Craig Taborn e Angelica Sánchez, e a guitarra saca-rolhas de Jeff Parker. Intercalada ao longo da poesia de Damon Locks e amostragem das cores, misturado e amassado com os mais excelentes solos de flautistas como Nicole Mitchell, Jeff Parker e o próprio Mazurek no trompete e vários tratamentos eletrificados. Se Sun Ra foi o oráculo do século XX, Mazurek é certamente o candidato à liderança do século XXI.

Faixas: Future Shaman; Dream Sleeper; Shape Shifter; Black River; White River.

Músicos: Rob Mazurek: trompetes,voz, launeddas (NR: são um instrumento de sopro tradicional da Sardenha feito de três tubos, cada um com uma palheta única idioglota. São um instrumento polifônico, com um dos tubos funcionando como drone e os outros dois tocando a melodia em terças e sextas), tratamento eletrônico, Jeff Parker: guitarra; Craig Taborn: piano, wurlitzer, moog matriarch; Angelica Sanchez: wurlitzer, moog sub 37, piano; Damon Locks: compositor / maestro, voz, eletrônica, samplers, texto; Gerald Cleaver: bateria; Mauricio Takara: percussão; Nicole Mitchell: flauta.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: