playlist Music

quinta-feira, 13 de junho de 2024

THE JIM SELF & JOHN CHIODINI QUINTET - TOUCH AND GO (Basset Hound Music)

Um quinteto cuja linha de frente consiste em tuba, guitarra e trompete. Como isto funciona? Muito bem, na verdade - pelo menos quando a linha de frente inclui o mestre da tuba Jim Self, o guitarrista John Chiodini e o trompetista Ron Stout, habilmente suportada pelo baixista Ken Wild e pelo baterista Kendall Kay no álbum “Touch and Go” do  The Jim Self and John Chiodini Quintet.

A música que eles fazem pode ser melhor descrita como suave e de bom gosto — embora "Suingante" também não estivesse fora de lugar, especialmente na abertura ensolarada de Self (e música -título), o arranjo em forma de samba de Wild para "Lament" de J.J. Johnson, "Prolepsis" de David Angel e a com toque bop "Dig" (conhecida como "Sweet Georgia Brown") de Miles Davis (ou Jackie McLean), que encerra o álbum. "Prolepsis" é um dos três arranjos do convidado Joey Sellers. Os outros são "Ornathardy" de Clare Fischer e "Whisper Not" de Benny Golson.

O quinteto está presente em todos os números, com a exceção de um, a balada de Kevin Tullius, "Susanne", que é interpretada como dueto por Self e Chiodini. Ao lado de "Touch and Go", Self compôs "Triangles", Chiodini "Amber" e "Restless". Completando o programa envolvente estão o clássico "Ain't Misbehavin'" de Fats Waller e "Only Trust Your Heart" de Benny Carter. "Restless"(NT: agitada) dificilmente é isso, um blues lento cujo temperamento é semelhante a uma teia, "Triangles" uma charmosa valsa jazzista com solos esplêndidos por todas as mãos.

Chiodini é um soberbo solista e acompanhante. Self continua a ensinar novos truques na tuba, e Stout permanece um dos mais subestimados trompetistas do mundo do jazz. Como para Wild e Kay, eles fazem muito mais do que simplesmente marcar o tempo. Como Self escreve, “Touch and Go” é " um CD de 'jazz real' em que, em praticamente todas as faixas, há solos de TODOS". Mesmo assim, ninguém parece determinado a flanquear os outros. Cada frase e nota é modelada com o objetivo coletivo em mente.

O resultado é uma excelente hora de jazz contemporâneo, admiravelmente interpretado por Self, Chiodini e seus virtuosos companheiros de equipe. Calorosamente recomendado.

Faixas: Touch and Go; Ain’t Misbehavin’; Only Trust Your Heart; Amber; Ornathardy; Lament; Susanne; Prolepsis; Triangles; Whisper Not; Restless; Dig.

Músicos: Jim Self (tuba); John Chiodini (guitarra); Ron Stout (trompete); Kenny Wild (baixo); Kendall Kay (bateria).

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: