playlist Music

quinta-feira, 20 de junho de 2024

TREPASS TRIO FEATURING SUSANA SANTOS SILVA - LIVE IN OSLO (Clean Feed Records)

Adicionando a trompetista portuguesa, Susana Santos Silva, ao Trespass Trio do saxofonista sueco Martin Kuchen Para o Blowout Festival, de 2018, em Oslo, Noruega foi "um acéfalo". A inclusão de Zetterberg, para citar apenas alguns, requer pouca ou nenhuma reflexão. É como se os quatro lançamentos anteriores pela Clean Feed do Trespass Trio, “The Spirit Of Pitești (2017)”, “Human Encore (2013)”, “Bruder Beda (2012)” e "------was there to illuminate the night sky...... "(2009) teria ganhado uma classificação de estrelas extras com sua presença.

A prova desse argumento pode ser encontrada nas cinco faixas aqui apresentadas, todas composições de lançamentos anteriores do trio "A Desert On Fire, A Forest" inicia a performance com o baixista norueguês Per Zanussi cujas notas tristes puxadas instigam um lamento fúnebre de dois instrumentos de sopro (saxofone barítono e trompete). Qualquer pessoa que acompanhe os objetivos de Küchen para este trio conhece sua campanha contra a injustiça, a guerra e o racismo. Em parceria com Santos Silva, a sua mensagem está mais forte do que nunca. Outra vez Zanussi inicia "The Spirit of Pitesti", desta vez usando o arco. Embora Raymond Strid trabalhe pratos e baquetas, os dois instrumentos de sopro sussurrar sons de choro inefáveis. O trio lembra a música de justiça social de Charles Mingus com "Sound & Ruins", que mistura um toque de blues com gritos de metais da igreja santificada.

O trio muda o passo com "A Different Koko", um pouco de bebop desencarnado para limpar o paladar. Ele compartilha apenas o ritmo frenético de “Koko” de Charlie Parker, que foi baseado nas mudanças do sucesso “Cherokee” de Ray Noble. Como Parker, o trio atua com alguma anarquia organizada com Küchen, como um pato grasnando, toca seu saxofone sopranino, enquanto Santos Silva empurra seu trompete até o limite do som com notas arrastadas e cortantes. O finae, "In Tears", é um delicioso réquiem com excelentes solos de Santos Silva e Küchen sobre o suave trabalho das baquetas de Strid e o pizzicato do baixo de Zanussi.

Faixas: A Desert on Fire, a Forest; The Spirit of Pitesti; A Different Koko; Sounds & Ruins; In Tears.

Músicos: Martin Kuchen (saxofone); Per Zanussi (baixo acústico); Raymond Strid (bateria); Susana Santos Silva (trompete).

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: