playlist Music

domingo, 7 de julho de 2024

THE ROB McCONNELL SEXTET - OLD FRIENDS / NEW MUSIC (Cornerstone Records Inc.)

Rob McConnell foi um trombonista de válvula, arranjador, compositor e líder de big band chamada de Boss Brass, que estabelece um novo standard para a composição do jazz através do uso complexo de passagens e harmonia fechada da sessão e em 1983 venceu um Grammy. Neste lançamento unicamente digital pela Cornerstone Records, McConnell lidera um sexteto composto por Guido Basso no trompete/flugelhorn, Rick Wilkins no sax tenor, Ed Bickert na guitarra, Steve Wallace no baixo e  Terry Clarke na bateria em uma sessão que foi originalmente gravada e lançada em vinil em 1984 e esteve longo tempo fora do catálogo.

As oito músicas que compõem esta sessão apresentam quatro clássicos do jazz incluindo duas de McConnell. A faixa de abertura é "Ray's Idea" de Ray Brown e é um início suingante com algum uníssono justo tocando a partir da linha de frente em moda típica de McConnell. Todos se alimentam deste quadro com solos estonteantes de Basso, Wilkins e McConnell. A seção rítmica está se infiltrando no fundo seguindo a liderança do caminho de Bickert. "Pannonica" de Thelonious Monk é feita como uma balada relaxada. Após a linha de frente estabelece o tema, Bickert apresenta um preciso e articulado solo e uma subsequente intervenção por parte de Wilkins com pleno fraseado relaxado.

"Friends Again" é um contrafato de Larry Morgan baseado nas mudanças de acorde do standard "Just Friends". Este arranjo intenso requer uma execução desafiante e toque preciso da linha de frente antes de Bickert surgir com um extenso solo preenchido com seu usual trabalho intenso e implacável no braço da guitarra. Há também algum complicado contraponto no toque entre McConnell e Basso. "All The Best" de McConnell tem uma adorável linha de balada. Embora, ele usualmente mantenha seus esforços solo a um mínimo, McConnell aqui mantem uma lembrança bem-vinda de seus suaves talentos em sua capacidade. O guitarista Jim Hall compôs e gravou "Simple Samba" em 1972 e o sexteto traz o número prazerosamente ao vivo com seus arranjos. O senso melódico de Clarke traça um caminho distintivo sobre o qual os instrumentos de sopro são efusivamente engajados com a filtragem do tema.

A faixa de encerramento é "Countless Blues" de Rick Wilkins, que foi composta logo após a morte de Count Basie. O balanço blueseiro é apresentado por Bickert, cujo toque rápido com os dedos corta um canal através da melodia.

Faixas: Ray's Idea; There's Been Too Many Changes; Pannonica; Greenhouse; Friends Again; All The Best; Simple Samba; Countless Blues.

Músicos: Rob McConnell: trombone; Guido Basso: trompete; Rick Wilkins: saxofone tenor; Ed Bickert: guitarra; Steve Wallace: baixo acústico; Terry Clarke: bateria.

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: