playlist Music

quarta-feira, 10 de julho de 2024

TODD SICKAFOOSE - BEAR PROOF (Secret Hatch)

O baixista Todd Sickafoose passou 15 anos entre sua gravação de estreia (“Tiny Resistors” de 2008) e seu novo álbum “Bear Proof” com a turnê com a roqueira Ani DiFranco e arranjar e orquestrar a partitura para Hadestown da Broadway. Talvez isso explique o toque indie-rock de “Bear Proof”, bem como seu estilo dramático — embora se possa dizer mais cinematográfico do que teatral — vencedor. Ou, talvez não: Estas são as mesmas ideias que Sickafoose havia desencadeado para “Tiny Resistors”. Agora, elas estão mais refinadas, mais consolidadas, calculadas para impacto máximo.

Interpretada e gravada pelo octeto de Sickafoose como uma peça longa e ininterrupta, “Bear Proof” é tão unificado quanto isso sugere, mas também episódico. Alguns episódios são mais discretos que outros. “Switched On” se anuncia com um acorde de piano estrondoso (de Erik Deutsch) que simplesmente corta o macio preenchimento dos pratos de Allison Miller, que encerra a precedente “Bent Into Shape”, enquanto em “Flush” os sussurros do clarinete de Ben Goldberg e o baixo de Sickafoose fluem naturalmente e quase perfeitamente na linha da guitarra derretida de Adam Levy, que inicia em “Magnetic North”. Os altos e baixos entre aqueles que seguem a tendência da construção lenta, cuidadosa e temporária. O que conta como um crescendo crescente de guitarra, do cornet (Kirk Knuffke) e do acordeón (Rob Reich) toma aproximadamente cinco minutos para desenvolver e acabar em alguns segundos.

Tudo isto significa que não é um álbum para impacientes. Os prazeres de “Bear Proof” aumentam gradualmente e muitas vezes vêm em pacotes cuidadosamente contidos, como em “Magnetic North”. Existem depósitos de orquestração exuberante em “Turns Luck”, por exemplo, mas a recompensa não vem no clímax, mas na liberação do suave solo de piano que flui quando eles passam. Por outro lado, é da tensão que o intenso solo de violino de Jenny Scheinmant em “Switched On” torna-se tão atraente. O álbum tem o material; espere por ele.

Faixas: The Gold Gate; Bent Into Shape; Switched On; Flush; Magnetic North; Boom Bust Startup Ruin; Turns Luck; Prospects; Reverse Fortune.

Músicos: Todd Sickafoose (baixo acústico); Jenny Scheinman (violino); Allison Miller (bateria); Kirk Knuffke (cornet); Ben Goldberg (clarinete); Adam Levy (guitarra); Erik Deutsch (piano); Rob Reich (acordeón).

Fonte: Michael J. West (DownBeat)

 

Nenhum comentário: