playlist Music

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

DAN WEISS - EVEN ODDS (Cygnus Recordings)

O baterista e compositor Dan Weiss transforma seus experimentos e exercícios de percussão em composições nesta gravação do trio em Even Odds. Em outras palavras, ele compõe, não no piano, mas com sua bateria para as vinte faixas ouvidas aqui. Este fato pode não ser inovador, exceto que Weiss gravou estas faixas e as enviou ao saxofonista alto Miguel Zenon e ao pianista Matt Mitchell para contemplarem antes de se reunirem no estúdio para improvisar nesta gravação duplicada.

A experiência de Weiss com Zenón e Mitchell em grupos grandes e pequenos, certamente, permitiu-lhe confiar na criatividade de seus companheiros de banda, trabalhando sua bateria no estúdio. Ele demonstra isto com composições como "Recover The Mindset", uma peça solo de bateria que é seguida por "M And M" com Zenón e Mitchell afixando seus sons na faixa, mesmo com o solo em "Too Many Outs", seguida por "Runner-Runner" e "Bribes and Ultimatums" unida com "Royal Beatings". Weiss, um músico mestre estudou jazz, clássico indiano e da África Ocidental e toque de rock na bateria. Por exemplo, sua banda Starebaby é sua tomada improvisad, que assumiu o heavy metal e também mergulhou na metaleira com a banda Bloody Panda.

Com Zenón e Mitchell, Weiss estabelece a pulsação e possibilita a seus parceiros tê-la. A música embora não seja sem premeditação. "Max Roach" homenageia ao acompanhamento de bateria homônimo de "Klactoveedsedstene" de Charlie Parker com esta persistente pulsação na borda da caixa. "Ititrefen" ou "Nefertiti" de Wayne Shorter soletrada ao contrário, sorrateiramente reconfigura a composição clássica. Weiss traduz um som de tabla para a bateria em "Nusrat" para Nusrat Fateh Ali Khan. Zenón e Mitchell transformam as pulsações de Weiss em uma panaceia mágica. Das 20 faixas, seis são composições tradicionais, compostas e interpretadas com um trio. "It Is What It Is" apresenta pegada mercurial e angular com todos os três músicos avançando em direção à sua resolução. A suave e bela "Fathers And Daughters" negocia em uma veia clássica folclórica e com a triste graça ouvida durante "The Children Of Uvalde", para o tiroteio em massa em 2022, que se transforma em um lindo lamento. A música de Weiss, chame isso de exercício ou experimento, no entanto, é uma música envolvente e magnética.

Faixas: It Is What It Is; The Children of Uvalde; Bu; Rising; Recover the Mindset; M and M; Horizontal Lifestyle; Vertical Lifestyle; Five to Nine; Ititrefen; Too Many Outs; Runner-Runner; Nineteen to the Dozen; Max Roach; Bribes and Ultimatums; Royal Beatings; Fathers and Daughters; Peculiar Pathos of Self Importance; Conversing With Stillness; Nusrat.

Músicos: Dan Weiss (bateria); Miguel Zenón (saxofone alto); Matt Mitchell (piano).

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: