playlist Music

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

FRED HERSCH - SILENT, LISTENING (ECM Records)

Como muitas das gravações focadas e assombrosas de Fred Hersch — a nominada ao Grammy de 2017, “Open Book(Palmetto Records)”, “Solo (Palmetto Records, 2015)” ou“In Amsterdam: Live at the Bimhuis (Palmetto Records, 2006)”—a curta estória de primeira incursão solo para ECM ,“Silent, Listening”de Hersch é esta: Fique pelo romance rico e orquestrado e a recompensa total será sua.

Em sua décima-terceira incursão solo, Hersch conta a estória completa que compreende os resumos líricos e as questões abertas que o pianista coloca sobre a melodicamente quixotesca "Aeon". "Little Song" outra das composições viajantes de Hersch (composta para seu duo com o trompetista italiano Enrico Rava) soa brilhante e inocentemente, mas serve como uma verificação da realidade nos aspectos mais sombrios do abraço em "The Wind" e o vinho escuro de "Volon". Um épico breve classicamente informado, Hersch toca todas partes: metais, sopros, cordas, percussão. Porque tanto por sua brevidade como a sua ampla gama, "Volon" poderia ser considerada um dos mais puros momentos do pianista, quando a poeira finalmente assenta.

Muito possivelmente no auge de seu instinto e inteligência, “Silent, Listening” encontra Hersch, seu formidável poder improvisatório afiado, imbuindo seus sete originais perfeitos com a esperança de interação de um artesão. Cada frase quebrando como uma onda suave; sua ondulação parecia ampla. Imediato, visceral, mas estranhamente e confortavelmente etéreo.

Semelhante ao Haiku de muitas maneiras, “Silent, Listening” traz conceito singular de Hersch, a insistência de que a melodia declarada esteja no centro de seu toque caligráfico e à frente deslumbrante. Diáfano, mas encorpado, o requintado "Star Cross Lovers" de Billy Strayhorn e Duke Ellington é liberalmente possuído pelos mais velhos —Tommy Flanagan, Jimmy Rowles—e amantes do passado e presente. Outra inédita, a alusiva "Akrasia" e a poética faixa-título triunfam e permanecem. E ficam.

Como qualquer grande arte deveria.

Faixas: Star-Crossed Lovers; Night Tidelight; Akrasia; Silent, Listening; Starlight; Aeon; Little Song; The Wind; Volon; Softly, As In A Morning Sunrise; Winter Of My Discontent.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=t7lANJGyqLQ

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: