playlist Music

domingo, 4 de agosto de 2024

INGRID LAUBROCK - THE LAST QUIET PLACE (Pyroclastic Records)

A saxofonista Ingrid Laubrock sempre parece procurar novas configurações instrumentais para sua música. Desta vez, ela e seu parceiro musical e de vida, o baterista Tom Rainey, colaboram com um quarteto de realizados instrumentistas de corda, o guitarrista Brandon Seabrook, o violinista Mazz Swift, a cellista Tomeka Reid e o baixista Michael Formanek. Juntos, eles estimulam a música, que pode muitas coisas. Em tempos diferentes soa formal, urgente, plácida e violenta.

"Afterglow" e "Anticipation" exploram algumas das possibilidades clássicas deste grupo. A primeira é uma música de câmara cintilante onde o violoncelo, violino e baixo crescem em camadas contra os acordes esticados da guitarra e elétrica e um saxofone tenor lento e preguiçoso. A segunda, tem as três cordas usadas com o arco com um diálogo mais tenso com   Seabrook, Laubrock e Rainey enquanto sua beleza delicada se alterna com uma mistura sinistra de saxofone tenor pesado e bateria dramática. Em "The Last Quiet Place", o dedilhar de Seabrook em um ritmo acelerado traz pensamentos de Pat Pat Metheny, com um violino lamentoso e um crescente saxofone soprano crescendo e adicionando mais corpo ao  som geral.

As outras três faixas ficam francamente estridente às vezes. "Grammy Season" tem Laubrock buzinando sobre uma batida de corrida de Rainey e o baixo movimentado de Formanek, enquanto Seabrook apresenta acordes elétricos ferozes como John McLaughlin. Swift e Reid eventualmente juntam-se para engrossar a textura da música. "Delusions" explora complexidades do rock progressivo. Seabrook domina ritmos pontiagudos cronometrados com corridas trêmulas auxiliadas por efeitos eletrônicos. Enquanto isso, Laubrock cai em buzina em staccato e os outros instrumentistas faíscam e crepitam sobre a batida vibrante. "Chant II' exemplifica a amplitude inteira do álbum. Inicia com tagarelice nebulosa do arco do violino e cello, que fica mais estável quando Laubrock chega, com o som realmente ficando mais pesado e ameaçador quando os outros três instrumentistas chegam. A líder liricamente contorce-se um pouco sobre o barulho, então a música passa para poderoso e extenso episódio de jazz-rock com as notas cortantes de Seabrook, o furioso baixo de Formanek e a bateria pisoteadora de Rainey todos se contorcendo furiosamente.

Laubrock usa as potentes habilidades de seus colaboradores para criar algo audaz e moderno. Barreiras musicais são obliteradas conforme os instrumentistas se movem dentro e fora de gêneros com incrível facilidade. Este álbum maravilhoso é um exemplo excelente de conceitos selvagens de imaginação musical que Ingrid Laubrock pode criar.

Faixas: Anticipation; Grammy Season; The Last Quiet Place; Delusions; Afterglow; Chant II.

Músicos: Ingrid Laubrock: saxofone; Mazz Swift: violino; Tomeka Reid: cello; Brandon Seabrook: guitarra; Michael Formanek: baixo acústico; Tom Rainey: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=pY7-W9p-fYA

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: