playlist Music

domingo, 25 de agosto de 2024

LAFAYETTE HARRIS JR. - SWINGIN' UP IN HARLEM (Savant Records)

Custaria alto dólar para ver e ouvir músicos de jazz tão ocupados e talentosos como o pianista Lafayette Harris, Jr., o baixista Peter Washington e o baterista Lewis Nash de perto e pessoalmente. No novo álbum de Harris, “Swingin' Up in Harlem”, o trio não pode ser visto, mas pode definitivamente ser ouvido e apreciado, que é a próximo da melhor coisa.

A sessão foi gravada em Fevereiro em 2022 no celebrado estúdio de Rudy van Gelder em New Jersey, que é tudo que se necessita sobre a clareza e qualidade do som. Quanto a perícia e empatia musical, simplesmente, não faz melhor que isto. Washington e Nash claramente necessários na introdução para bem informados fãs de jazz, enquanto Harris esteve no topo ou perto do topo da lista de pianistas requisitados na cena de Nova York por quase quatro décadas.

O que nos traz à escolha do material, que, em geral, é esplêndido. Harris inicia e encerra com suas próprias composições solares ("Swingin' Up in Harlem", "Nat's Blues"), espremendo-as entre estes cinco bem conhecidos standards ao lado de "Living for the City" de Stevie Wonder, "St. Thomas" de Sonny Rollins e o topo das paradas de Tommy Edwards de 1958, "It's All in the Game". Os standards são "Teach Me Tonight", "The Nearness of You", "Over the Rainbow", "Stardust" de Hoagy Carmichael e "Solitude" de Duke Ellington.

Se há um amortecedor—e, de fato, se alguém pode chamá-lo assim — é que o álbum esteja em passo lento apenas com "St. Thomas" e inéditas de Harris tomadas em um ritmo mais do que descontraído. "Swingin' Up in Harlem" é em sua maioria suculenta e Harris toca brilhantemente, deixando dicas suficientes durante seu comentário para identificar sua proveniência em "How High the Moon". "Stardust" é tocada quase como uma valsa, que é bem ajustada à sua melodia fascinante.

Embora Harris seja o principal solista— e é nunca menos que admirável—Washington e Nash suíngam bem, provando— como se necessário fosse—que eles estão no mesmo comprimento da onda do líder. Embora este seja um jazz impressionante, mesmo se estes cavalheiros estivessem recitando uma lista telefônica não há como eles receberem menos de quatro estrelas.

Faixas: Swingin’ Up in Harlem; Living for the City; Teach Me Tonight; The Nearness of You; Stardust; St. Thomas; Over the Rainbow; It’s All in the Game; Solitude; Nat’s Blues.

Músicos: Lafayette Harris, Jr.: piano; Peter Washington: baixo; Lewis Nash: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=7rNQHls9ErY

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: