playlist Music

terça-feira, 17 de setembro de 2024

BETTY BRYANT - LOTTA LIVIN'

Primeiro, verifique novamente para ter certeza de que não há erros de impressão. Não, é um fato honesto que Betty Bryant - que canta, toca piano, escreveu quatro dos nove números e arranjou meia dúzia em seu décimo quarto álbum — realmente tinha quase noventa e quatro anos quando ”Lotta Livin' “ foi gravada em 2023.

A voz áspera e nervosa de Bryant é notavelmente forte e firme, enquanto seu toque ao piano simplesmente desafia qualquer rótulo geracional. Como uma vocalista, nenhuma nota parece fora de seu alcance, e ela sabe como suingar em qualquer trabalho. Bryant é uma verdadeira cantora de jazz cujos anos de experiência sublinham cada nota e frase dela. Além disso, ela é uma compositora perspicaz e inteligente, como prova seu quarteto de composições simpáticas.

A descolada 'Katydid' de Bryant é uma delícia linguística, como são "Chicken Wings" e "Put a Lid on It". Em outro tema seu, a descontraída "Blues to Get Started", Bryant toca piano até o fim e mostra que ela também não é novata no teclado. O saxofonista tenor Robert Kyle faz um solo perfeito ali, como faz em vários números, e passa para a gaita em “Chicken Wings”. Outros solistas são o trompetista Tony Guerrero, o baixista Richard Simon, o guitarrista Kleber Jorge e o baterista Kenny Elliott. Claro, Bryant tem que fechar a cortina com "A Lot of Livin' to Do", de Lee Adams e Charles Strouse, do sucesso da Broadway, Bye Bye Birdie, gravado em um ritmo mais lento e amoroso do que o normal.

Bryant inicia com o standard "Between the Devil and the Deep Blue Sea" e avalia "Baby Baby All the Time" de Bobby Troup, "The Very Thought of You" de Ray Noble e "Stormy Monday" de T-Bone Walker tudo com um estilo e elegância que são claramente dela. Ela encerra "A Lot of Livin' to Do" com uma breve olhada em sua lista de desejos e a afirmação " a vida não é grandiosa "—que, em seu caso, é indiscutivelmente verdade. Enquanto outros podem considerar que sair da cama pela manhã é um triunfo na idade dela, Bryant permanece focada, mal-humorada e pronta para enfrentar o mundo. Bravo! Marque um ponto pelo poder do saber-fazer e do pensamento positivo.

Faixas: Between the Devil and the Deep Blue Sea; Put a Lid on It; Baby, Baby All the Time; Blues to Get Started; Chicken Wings; Stormy Monday; Katydid; The Very Thought of You; A Lot of Livin’ to Do.

Músicos: Betty Bryant (piano); Robert Kyle (saxofone); Richard Simon (baixo acústico); Kenny Elliott (bateria); Tony Guerrero (trompete); Hussain Jiffrey (baixo); Kleber Jorge (guitarra); Yu Ooka (guitarra); Kevin Winard (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6i9UCATx3tk

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: