playlist Music

terça-feira, 3 de setembro de 2024

CHAMPAGNE DUB – RAINBOW (On The Corner Records)

“Rainbow” não é um álbum de jazz, nem em um milhão de anos-luz, mas é uma explosão, e os dois membros centrais para o Champagne Dub são os músicos britânicos, que estão além do jazz, e fizeram carreira saindo das pistas. Boas razões para apurar os ouvidos.

A dupla renegada é Maxwell Hallett (conhecido como Betamax Killer), que segurou a cadeira da bateria em The Comet Is Coming até a decisão de Shabaka Hutchings de abandonar o sax tenor em favor das flautas shakuhachi, que efetivamente provocou a rápida desmontagem não programada da banda, temporariamente ao menos. O parceiro de Hallett é a baixista Ruth Goller (conhecido como Goth Ruler) que, desde que emergiu com Acoustic Ladyland e Polar Bear nos anos noventa, tem constantemente abalado o jazz e o levado a novos lugares. Seu próximo álbum Skyllumina (lançado em Março de 2024) reúne os bateristas Tom Skinner e Sebastian Rochford e mantém a honrosa tradição não-conformista.

Champagne Dub é composta por Ed Briggs na eletrônica, Mr Noodles (não tem nenhuma consequência) na voz e percussão, e, em uma faixa, o pai de Hallett, Clive Bell, na melódica, flautas de brinquedo e o já mencionado shakuhachi, que ele estudou no sudeste da Ásia na década de 1970 antes de retornar à cena free-jazz de Londres.

Vale a pena conferir tudo o que Hallett e Goller fazem, duplamente se eles estiverem fazendo isso juntos. Pode nem sempre ser jazz, mas, na forma passada, sempre valerá a pena ouvir. Se você gostou do drama psicológico da dublagem espacial de Lee “Scratch” Perry, “Rainbow” tem seu nome nele.

Faixas: Sand Sink; Wet Drip; Full Moon Placenta; Scrubbing; Refreshment Guy; Cumulosnimbus; Chancho Vaca; Rainbow.

Músicos: Ruth Goller (baixo); Maxwell Hallett (bateria); Ed Briggs (samples / efeitos, DIY electronics, lazer bagpipes (1)); Mr Noodles (vocal, percussão); Clive Bell (flauta, melódica, flautas de brinquedo (7), shakuhachi (8)); Betamax (bateria, percussão, teclados, Pro Rhythm).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6u9mbRQf5I4

Fonte: Chris May (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: