playlist Music

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

BRIAN BROMBERG – LAFARO (Be Squared Productions)

O baixista Brian Bromberg não sintoniza o som de Scott LaFaro nesta homenagem ao inovador do baixo, que faleceu aos 25 anos em 1961. Os instrumentistas são virtuosos, mas LaFaro inovou ao fornecer uma voz contrapontística mesmo durante uma reunião. De LaFaro, Bromberg guarda sua ousadia para os solos e conduz o baixo pelas passagens de acompanhamento. O tributo vem por meio de Bromberg, como LaFaro, sendo ele mesmo incansável no repertório mais familiar do titã.

“Milestones”, por exemplo, ouvida em “Waltz For Debby” de Bill Evans (Bromberg concentra-se no trabalho de LaFaro no trio de Evans), encontra LaFaro ao lado do pianista e percorrendo uma série de padrões melódicos, frequentemente em seus registros altos, coroado por um solo que parece uma leitura de poesia. Na mesma música, Bromberg abre com um belo preenchimento, em seguida, recua incisivamente atrás do pianista Tom Zink. O baterista Charles Ruggiero se conecta com ele, entregando juntos uma infraestrutura discreta, mas consistentemente suingante, que mantém o baixo no fundo até seu solo de registro intermediário (cujas cadências estão mais próximas do canto scat do que da poesia).

Não se confunda pensando que Bromberg é decididamente um instrumentista secundário. Realmente, ele assume a liderança na maioria das vezes — para particularmente obter um efeito emocionante em “Alice In Wonderland” e “Blue In Green” e ainda oferece uma performance solo carregada de afeto de “Danny Boy”. Mesmo estas, porém, são notavelmente desprovidas de ego: eles dão à performance o que ela precisa. Mas diz algo que na composição de LaFaro, “Gloria’s Step”, ele cede o centro do palco para Zink e entrega seu próprio solo ao ritmo da música. LaFaro serviu apenas como uma (influente, mas idiossincrática) visão de seu instrumento, assim faz Bromberg em “LaFaro”. Acontece que a visão dele é do tipo “apresente seu caso e depois apoie”, e ele a interpreta lindamente.

Faixas

1.Blue in Green (Miles Davis) 5:57

2. My Foolish Heart (Victor Young, Ned Washington) 6:05

3. Alice in Wonderland (Sammy Fain, Bob Hilliard) 6:07

4. Gloria's Step (Scott LaFaro) 4:29

5. What is This Thing Called Love (Cole Porter) 3:54

6. Danny Boy (Tradicional) 4:24

7. Waltz for Debby (Bill Evans) 6:34

8. Israel (John Carisi) 5:02 8.

9. Nardis (Miles Davis) 5:25

10. Milestones (Miles Davis) 5:15

11. Jade Visions (Scott LaFaro) 5:38

12. Scotty's Song (Brian Bromberg) 6:49

 Músicos: Brian Bromberg (baixo acústico), Tom Zink (piano), Charles Ruggiero (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6JL5QmJznQY

Fonte: Michael J. West (DownBeat) 

 

 

 

Nenhum comentário: