playlist Music

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

RACHEL Z – SENSUAL (Dot Time Records)

Qualquer que seja o seu ímpeto - seja a perda dos pais ou a busca por um sentimento compartilhado de lar e paraíso - o décimo terceiro álbum completo da pianista/compositora Rachel Z, “Sensual”, revela uma humanidade sincera e esperançosa.

Impulsionado por um senso de sobrevivência, “Sensual” inicia com se fosse uma carta, encerrando com o chute na virilha do Foo Fighters, "These Days". “Sensual” puxa rápido e completamente com a abertura profundamente sedutora, 'Save My Soul'. Ela dança. Isso mexe.

Z, cujo senso de bombástica tem seus detratores (mas, novamente, não temos todos?), mantém isso em segredo até "These Days", inundando a sala com uma música melodiosa. "Bodhisattva" é cortado do mesmo monte de três cartas que certificou Wayne Shorter como um gênio. "Forgive Me" se move muito como Peter Gabriel, acalmando a tristeza comum com o luxo da música. Ambas as faixas saúdam e celebram, deslizando para cima e para baixo, ao redor e entre suas extensões majestosas de cinco e quatro minutos.

Em parceria com as pessoas que ela conhece melhor – o baterista/parceiro de vida Omar Hakim, o baixista Mark Penman (Joshua Redman, Kurt Rosenwinkel) e o percussionista Mino Cinelu (Miles Davis, Sting) – a pianista mantém sua visão forte. "What I Fear" prova que este trabalho é elevado. Começando como uma sugestão de hino, Z, Hakim e Penman intercambiam e agitam. A melodia cresce exponencialmente. Z cruza limites através das terras rítmicas altas. A melodia nunca cansa. Meio Steely Dan e meio Leonard Bernstein, "What About the Kids" é um verdadeiro deleite para os ouvidos e o coração. A aventura galopante do baixista convidado Tony Levin centra a faixa-título. Linda, mas previsível, "Inamorata Enamorata" pode esconder seus momentos de passos quentes ao lado de um movimento muito fácil de insinuações de samba, mas é um pontinho momentâneo na felicidade do áudio, porque “Sensual” soa e é algo grandioso do início ao fim.

Faixas: Save My Soul; What I Fear; Bodhisattva; Forgive Me; What About the Kids; Inamorata; Shepard’s Lullaby; Sensual; These Days.

Músicos: Rachel Z (teclados); Omar Hakim (bateria); Mino Cinelu (percussão); Tony Levin (baixo); Matt Penman (baixo); Jonathan Toscano (baixo).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=i_HcfXrnqAI

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: