playlist Music

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

SPIKE WILNER TRIO – CONTRAFACTUS (Cellar Music Group)

O pianista Spike Wilner, o baixista Paul Gill e o baterista Anthony Pinciotti criaram uma experiência requintada de audição de jazz em seu lançamento, “Contrafactus”. Gravado em uma sessão simples, com apenas uma tomada no Juke Joint da GB, a espontaneidade e coesão são manifestas ao longo de onze composições, que combinam perfeitamente as composições originais de Wilner com alguns padrões mais conhecidos.

O álbum inicia com uma composição de Wilner, "At First Blush", que é uma suingueira animada e contagiante. Wilner corre para cima e para baixo no teclado, mostrando que ele pode deslumbrar. Gill e Pinciotti são uma dupla rítmica e alegre cheia de energia inabalável. Outra composição de Wilner, a faixa título, "Contrafactus" é carregada com energia eriçada. O trabalho de piano de Wilner é cativante, com um senso de ritmo inabalável. Ao mesmo tempo, Gill e Pinciotti ancoram seus esforços com uma base sólida e cronometragem.

Desde o começo deste lançamento, a química do trio está aparente conforme eles navegam através das intricadas melodias e improvisações espirituosas com impressionante facilidade. Por exemplo, o velho standard do jazz "Poor Butterfly" composto por John Golden e Raymond Hubbell, é apresentado sensivelmente com Wilner tocando ondas de uma única nota imaginativa. Ao mesmo tempo, o duo rítmico exibe expressiva flexibilidade. Wilner continua a exibir sua versatilidade como compositor e o pianista com sua composição "Koan". Seu toque de piano é preenchido com urgente entusiasmo, e ele se envolve em uma série de trocas com Pinciotti de maneira arrasadora. Para não ficar para trás, Gill cria um solo de arco com um tom robusto.

Outro excelente momento do lançamento é a interpretação de "Lullaby Of The Leaves". O toque empático e o fraseado expressivo de Wilner proporcionam uma coloração harmônica evocativa à composição. A faixa de encerramento é outra composição de Wilner, apropriadamente chamada "Happy Ending". O número dança desordenadamente enquanto Wilner cobre o teclado com intensidade brilhante. Pinciotti providencia vigoroso suporte decisivo. Mais do que apenas uma coleção de músicas, este álbum é uma conquista singular que destaca a arte do trio.

Faixas: At First Blush; Contrafactus; Kinetic Neurosis; Ants Go Marching; Poor Butterfly; Cognitive Dissonance; Koan; If You Are But A Dream; Mind Games; Lullaby Of The Leaves; Happy Ending

Músicos: Spike Wilner (piano); Paul Gill (baixo acústico); Anthony Pinciotti (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assista ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XWAPN1rMhRY

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: