playlist Music

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

CANNONBALL ADDERLEY - BURNIN’ IN BORDEAUX: LIVE IN FRANCE 1969 (Elemental)

Com 10 novos lançamentos da Record Store Day, algumas das recompensas do produtor Zev Feldman podem se perder na confusão deste ano: “Burnin’ In Bordeaux” não será uma delas. Existem clássicos amados no catálogo de Cannonball Adderley que não são tão bons. Roy McCurdy, o baterista do quinteto de Adderley neste 97 minutos de trabalho ao vivo em Março de 1969, chama a atenção do ouvinte imediatamente após apertar play - ou deixar cair a agulha no primeiro disco do conjunto de dois LPs de vinil de luxo de 180g.

Essa faixa de abertura de McCurdy é “The Scavenger”, e, por equanimidade, o baterista é o melhor microfone do grupo — mas isso não dilui seu trabalho matador. Enquanto isso está acontecendo, o saxofonista alto Adderley, seu irmão, o cornetista Nat, e o pianista Joe Zawinul mastigam a música em pedaços. Então eles atacam “Blue ’n’ Boogie” com ferocidade (com um longo e devastador solo de McCurdy), oferece um gostinho rápido de funk em “Walk Tall” e extrai cada gota de tristeza de “Oh Babe”.

Mesmo assim, Adderley e os rapazes tocavam as baladas com o mesmo zelo. Esta tomada de “Manhã de Carnaval” é praticamente uma arrancadora de lágrimas, ajudada pelo solo de arco do baixo de Victor Gaskin. “Somewhere” e “Come Sunday” são recursos irresistíveis para Adderley e Zawinul, respectivamente — com Zawinul obtendo mais dois recursos (elétricos) no andamento médio em “Why Am I Treated So Bad” e a indispensável “Mercy, Mercy, Mercy”. O real triunfo, entretanto, é o tratamento dado a “Experience In E” de William Fischer, que alterna entre o firme suíngue (na cabeça e nos solos dos Adderleys) e a balada (solo de Zawinul e seu dueto com Nat).

Deve-se reconhecer que grande parte desta gravação é Adderley falando para a audiência (aproximadamente metade da faixa no caso é “Walk Tall”). Mas sua voz profunda e rica acaba sendo tão calorosa e envolvente quanto seu tom alto e cremoso. Isso não desacelera nem um pouco as coisas. Queimar está certo.

Faixas

1.The Scavenger 13:30

2.Manha De Carnaval 10:20

3.Work Song 10:13

4.Somewhere 6:19

5.Why Am I Treated So Bad Into The Scene 9:22

6.The Scene 3:00 7 Oh Babe 5.17

Músicos: Cannonball Adderley (saxofone alto); Nat Adderley (cornet); Joe Zawinfu (piano); Victor Gaskin (baixo); Roy McCurdy (bateria).

Fonte:  Michael J. West (DownBeat)

 

 

Nenhum comentário: