playlist Music

sábado, 2 de novembro de 2024

YES! TRIO - SPRING SINGS (Jazz&People)

Com cerca de vinte álbuns como líderes e duas gravações anteriores do trio, incluindo o amplamente aclamado “Groove Du Jour (jazz&people, 2019)” do Yes! Trio —o baterista Ali Jackson, o baixista Omer Avital e o pianista Aaron Goldberg—acendem “Spring Sings!”.

Uma sessão de trio da velha escola, “Spring Sings!” é nervosa (de uma forma sem ansiedade), caso espetado (idem) e contundente (não trôpega) que faz a bola rolar desde o início com a faixa-título de Jackson mais parecida com Ahmad Jamal. Deleitado com as mudanças percussivas do baterista, as suaves infusões de Goldberg e o arco ansioso de Avital, "Spring Sings" prepara o cenário para os momentos bastante turbulentos que virão.

O trio, que coletivamente ao longo dos anos compartilharam estúdios e palcos com um elenco de quem é quem, incluindo Joshua Redman, Kurt Rosenwinkel, Wynton Marsalis, Kenny Garrett, Steve Grossman, Norah Jones e Tony Bennett, traga tudo para tocar no cinético "2K Blues". Contagiosamente exuberante, o motivado "Sheikh Ali" de Avital explode as portas e abre caminho para um alegre e saltitante "The Best Is Yet To Come". Todos suingam, pontuam, balançam e navegam com movimentos cambaleantes que trarão um sorriso nos momentos mais difíceis. Goldberg é particularmente irreverente, embora Jackson não esteja muito atrás dele.

“Spring Sings!” então toma um rumo mais tradicional na reflexiva e romântica "Sanción" de Jackson. "Omeration" salta junto com os humores espasmódicos de Jackson e o baixo animado de Avital. Goldberg gira e revolve, em um momento construindo aquecimento e no próximo passo retornando para os solos sólidos de seu compatriota. "How Deep Is the Ocean" de Irving Berlin assume um passeio jovial, em que cada instrumentista entrega a tocha inspiradora para o outro e corre com ela."Shufflonzo", com sua acuidade suingante, que balança bastante, e "Fivin'" completam uma gravação que simplesmente tem ALEGRIA escrito em letras maiúsculas e negrito por toda parte.

Faixas: Spring Sings; 2K Blues; Bass intro to Sheikh Ali; Sheikh Ali; The Best Is Yet To Come; Sanction; Omeration; How Deep Is The Ocean?; Shufflonzo, Fivin'.

Músicos: Aaron Goldberg (piano); Ali Jackson (bateria); Omer Avital (baixo acústico)

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: