playlist Music

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

YVONNICK PRENÉ & GEOFFREY KEEZER - JOBIM'S WORLD (Sunnyside Records)

Se há algo tal como uma sofisticação casual, Yvonnick Prené tem de sobra. Este aspecto da sua gaita cromática se mostrou na forma de tocar profissionalmente em vários graus em sua discografia e é altamente pronunciada nessas lindas e íntimas performances em dupla com o pianista Geoffrey Keezer.

Após lançar “Listen! (Sunnyside, 2023)” para grande aclamação, este líder estava tentando se afastar do formato modernista de quinteto daquele álbum. Assim, em ação intelectual com o produtor Daniel Yvinec, a ideia de um tête-à-tête focando no trabalho de Antônio Carlos Jobim emergiu. Tendo estudado e que há muito admirava o trabalho de Keezer, Prené considerou que ele seria a escolha ideal para este projeto. E o grande pianista ficou mais do que satisfeito em assinar. Arranjos foram colocados em pé— o gaitista e o pianista Laurent Courthaliac se reuniram durante três dias em setembro de 2023 para dar forma a algumas dessas músicas —e a parceria entre Prené/Keezer foi cimentada com um ensaio à tarde antes da sessão de gravação em novembro do mesmo ano.

Este programa de nove canções apresenta um punhado dos clássicos da figura homônima, dois números de compositores adjacentes a Jobim e um par de peças complementares de Prené. A abertura, "Triste"— o único trabalho organizado pelo líder e Courthaliac juntos —apresenta-se com rubato antes de se estabelecer com um ritmo relaxado. Blithesome, como pode ser, apresenta solos radiantes e algumas linhas em uníssono bem escritas, exemplifica o charme nas atividades deste par. "Proezos De Solon" de Pixinguinha e Benedito Lacerda um efervescente chorinho vencedor e "Dans Mon île" de Henri Salvador, uma ilha de sonho vagando (e o primeiro dos cinco arranjos de Courthaliac), seguem.

As contribuições de Prené —"Vagues á Lames" referenciando o tema do álbum "Wave" e a inquieta "Too Many Notes" com desenhos pontilhistas — trazem inclusões envolventes que servem para quebrar um potencial bloqueio de Jobim. E quanto às escolhas restantes do repertório de "Tom" são clássicos de todo jeito. Há "The Girl from Ipanema" leal ao modelo, mas nunca prosaico; "Tide" com ângulos bem formatados e ondulações animadas; "Desafinado" resumiu-se à sua essência lindamente cintilante e "Double Rainbow" um sinal contundente de boas novas localizadas no extremo do mundo de Jobim.

Faixas: Triste; Proezos De Solon; Dans mon île; Vagues á Lames; The Girl from Ipanema; Too Many Notes; Tide; Tide; Desafinado; Double Rainbow.

Músicos: Yvonnick Prené (gaita); Geoffrey Keezer (teclados).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=nlztkwCXeKU

Fonte: Dan Bilawsky (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: