playlist Music

quinta-feira, 17 de abril de 2025

ANDREA GOSSI BLEND 3 + JIM BLACK – AXES (We Insist! Records)

Quando Sonny Rollins gravou "A Night At The Village Vanguard" (Blue Note, 1957) e posteriormente excursionou pela Europa em 1959, ele foi frequentemente perguntado sobre atuar sem um pianista. Sua formação com saxofone, baixo e bateria foi não convencional na época, mas deu-lhe liberdade adicional para explorar seus poderes criativos. Similarmente, o trio do baixista Andrea Grossi, Blend 3, que inclui o saxofonista alto Manuel Caliumi e o guitarrista Michele Bonifati, adotou uma abordagem similar. Em seus lançamentos anteriores, “Lцbok (We Insist!, 2019)” e “Songs And Poems (We Insist!, 2022)”, o trio gravou sem um baterista e, muito parecido com Rollins, sem pianista também.

Tudo isso muda com a adição do artista americano Jim Black. “Axes” adiciona sua bateria, mas não perde nada de sua originalidade e inventividade. Nós podemos especular que Grossi escolhe Black baseado sobre o trabalho do baterista em dezenas de contextos, especialmente com o saxofonista na seminal banda de Tim Berne, Bloodcount e seu próprio quarteto, Alasnoaxis. Black não apenas mantêm o ritmo. Ele pode pintar paisagens com todos os mínimos detalhes incluídos

O álbum “Axes” inicia com uma suíte de quatro partes, iniciando com "Game", uma peça rítmica de rock matemático que impressiona. Isto é seguido por "Interlude", que é uma exploração hipnótica das bordas externas do instrumento de cada músico. Os dois movimentos finais, "Riddle" e "Coda" apresentam uma performance em quarteto moderno comum firme contraponto. O alto cortante de Caliumi combina com o pulso de Black, perseguido tanto pela guitarra de Bonifati quanto pelo baixo de Grossi. "Dark Bloom" é um tributo à luta contra o fascismo, construído sobre uma sequência de sonho com o que parecem ser vagões de carga de prisioneiros transportando lentamente os perseguidos. O álbum conclui com "BadAxes" e "Pedante/BadAxes (Reprise)", que inicia com o solo de Black antes do clarinete baixo de Caliumi aparecer com Grossi e Bonifati apresentando seu jazz de câmara único, tudo elevado por um baterista convidado.

Faixas: Axes: I. Game; II Interlude; III Riddle; IV Coda; Dark Bloom; BadAxes; Pedinte/BadAxes (reprise).

Músicos: Andrea Grossi (baixo acústico, clarinete em si bemol, baixo elétrico, Albanian lahuta [alaúde albanês); Manuel Caliumi (saxofone alto, clarinete baixo); Michele Bonifati (guitarra elétrica); Jim Black (bateria, percussão).

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: