playlist Music

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

DENNY ZEITLIN – PANOPLY (Sunnyside Records)

“Panoply” de Denny Zeitlin é um conjunto diverso de uma coletânea de performances não lançadas compreendendo gravações de piano solo na Piedmont Piano Company em Oakland, Califórnia, sessões em trio com o baixista Buster Williams e o baterista Matt Wilson capturadas no Mezzrow Jazz Club em Nova York, e peças em duo com o baterista/percussionista George Marsh coletada em uma década de gravações caseiras no Double Helix Studio de Zeitlin.

O álbum inicia com uma performance de trio em "I Was Doing All Right" de George Gershwin. Suportado pelo suíngue tranquilo da seção rítmica, Zeitlin demonstra seu toque nuançado e habilidades improvisacionais sofisticadas. Três das quatro faixas seguintes —"Excursion", "Ambush" e "Music Box"— são em formato de duo com Marsh, cada um dos quais demonstra a habilidade de Zeitlin em fundir técnicas acústicas e eletrônicas. As faixas são um testamento do seu espírito inovativo e habilidade para impulsionar as fronteiras do jazz.

A reserva dessas peças anteriores são dois esforços solo: o número ""Only One" de Bill Lee e "Cherokee" de Ray Noble. Quer se trate de uma interpretação de balada romântica do primeiro ou da alegre abordagem harmônica progressiva do último, o piano de Zeitlin tem uma beleza lírica onde cada nota é cuidadosamente escolhida e perfeitamente colocada para manter uma narrativa coerente.

Um dos aspectos mais impressionantes deste lançamento é a interação entre Zeitlin e seus parceiros musicais. Os três trios restantes interpretam —"Weirdo" de Miles Davis, "I Should Care" de Stordahl e Weston e "Johnny Come Lately" de Billy Strayhorn —são bons exemplos. O número de Davis explode de entusiasmo enquanto o trio muda através de várias cores e formas. A atenciosa "I Should Care" tem um brilho fulgurante e a faixa de encerramento de  Strayhorn é repleta de réplicas borbulhantes

Faixas: I Was Doing All Right; Excursion; Only One; Ambush; Music Box; Cherokee; Regret; Weirdo; A Raft, A River; Limburger Pie and Beeswax Crust; I Should Care; Johnny Come Lately.

Músicos: Denny Zeitlin (piano); Buster Williams (baixo acústico); Matt Wilson (bateria); George Marsh (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=7CfjdLEc7T4

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: