playlist Music

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

GHOST TREES - INTERCEPT METHOD

John Coltrane e Rashied Ali não foram os primeiros a gravar como dupla de free jazz em “Interstellar Space (Impulse! 1974)”, mas a dupla estabeleceu o padrão para apresentações futuras de nomes como Frank Lowe e Rashied Ali, Peter Brötzmann/Peeter Uuskyla, Anthony Braxton/Max Roach e Joe McPhee/Hamid Drake. Admitidamente, este gênero de música pode mandar muitos ouvintes de jazz tradicional embora.

Não tema. O duo Ghost Trees cria acessível free jazz, e o uso desse termo não é um oxímoro. “Intercept Method” do saxofonista tenor Brent Bagwell e o baterista Seth Nanaa criam música acessível, semelhante à de, digamos, Bill McHenry e Andrew Cyrille ou Joe Lovano e Billy Hart.

O que distingue a música de “Ghost Trees” das duplas acima está a preparação de Bagwell e Nanaa para sua apresentação. “Intercept Method” é um LP duplo, o quarto LP completo da dupla e segue o autolançado “Universal Topics (2021)”, ambos gravados no maravilhoso estúdio Rudy Van Gelder. O par trabalhou e retrabalhou a música deles, enquanto praticava durante a pandemia. O método deles não era diferente do estilo da banda punk Fugazi. Como o processo de Mackaye, Bagwell e Nanaa não colocaram a caneta no papel compondo música, mas sim experimentaram, reformularam e refinaram sua linguagem de improvisação.

Isto está evidente na primeira faixa, "Carnation", com o lânguido tenor de Bagwell persuadido pela pulsação. A bateria de Nanaa é o acelerador aqui e ao longo da gravação. Eles exercitam alguma música energética com "Spherical" e "Meanwhile Gesture" mais um blues despreocupado, "Lessons in Renunciation". A tensão exibida é proposital e atende à missão da dupla, seja entregando um Albert Ayler —com simples melodia "Lymars" ou música de câmara em "Station Keeping". Tal como os melhores músicos, Bagwell e Nanaa desenvolveram a sua própria linguagem, que pode ser apreciada por todos.

Faixas: LP1: Carnation; Station Keeping; Spherical; Lesson in Renunciation; Super Eight; Lymars; LP2: Leevin; Tannhäuser Gate; Meanwhile Gesture; Blush Response; Intercept Method; Amplitude.

Músicos: Brent Bagwell (saxofone tenor); Seth Nanaa (bateria).

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: