playlist Music

segunda-feira, 17 de março de 2025

JOSEPHINE DAVIES’ SATORI – WEATHERWARDS (Whirlwind Recordings)

Seguindo o tema do budismo de 2020, como podemos acordar? Este quarto álbum do Satori de Josephine Davies leva a saxofonista de volta às suas raízes nascidas em Shetland. Isto não é manifestado no tema ou ritmos do ‘Celtic Jazz’, entretanto: a música de “Weatherwards” reflete mais o relacionamento emocional de Davies à geografia e ao folclore da ilha. E, enquanto as apresentações anteriores do Satori formam um trio com Dave Whitford no baixo e James Maddren na bateria, em metade deste trabalho eles são acompanhados pela pianista Alcyona Mick.

Adicionando um instrumento de acordes, cria-se um interessante contraste textural entre o trio mais espaçoso e as possibilidades harmônicas mais ricas do quarteto, exibido em duas faixas completamente improvisadas, ‘Ronas Voe' e 'The Long Dark’.

Como sempre, Davies evita o histrionismo exagerado em favor da fluência e da imaginação criativa, ambas as quais ela se destaca, e Mick está feliz em trabalhar com essas ideias, principalmente no dueto impressionista 'The Simmer Dim'. A banda tocando é exemplarmente impressionante, no entanto, sua força improvisatória coletiva dá uma sensação vigorosa ao vivo a faixas como 'Saxa Vord' com a bateria inteligente de Maddren capturando as nuances dos toques de piano elegantemente inesperados de Mick.

O trio está igualmente bem representada, e a balada mais lenta ‘Hiraeth’ enquadra a confiança descontraída de um solo de Whitford com a economia bem avaliada do sax de Davies. No geral, “Weatherwards” é uma coleção de composições sofisticadas trazidas à vida por improvisação segura.

Faixas: Old Happyhansel; Saxa Vord; Hiraeth; Holes Of Scraada; Up Helly Aa; The Simmer Dim; Ronas Voe; Mara Mara; The Long Dark; Song For The Selkie; Up Helty Aa (faixa alternativa).

Músicos: James Maddren (bateria); Dave Whitford (baixo acústico); Josephine Davies (saxofones soprano e tenor); Alcyona Mick (piano, faixas 2, 4, 6, 9-11).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=liX102p5pzo

Fonte: Tony Benjamin (JazzWise)

 

Nenhum comentário: