playlist Music

sexta-feira, 28 de março de 2025

PAT METHENY – MOONDIAL (BMG)

Metheny coloca esta excelente gravação em uma linhagem precedida por “One Quiet Night” e “What’s It All About “– duas gravações de guitarra solo – mas esta é algo mais. Usando um violão de cordas de nylon barítono, Linda Manzer, feito sob medida, Metheny criou uma abordagem incomum na forma como afina o instrumento, em que as cordas do meio são afinadas uma oitava acima da afinação geral do instrumento barítono (que é cerca de uma quarta ou uma quinta abaixo da guitarra padrão). Embora esse trecho de informação possa não significar muito para a fraternidade que não toca guitarra, abriu uma nova dimensão de harmonia que não estava disponível com a afinação padrão, inspirando Metheny durante uma turnê de mais de 50 datas para se aprofundar na exploração da paleta sonora modificada agora disponível para ele.

Ele também fornece a poderosa força motivadora, que capta o que chama de “magia deste novo som”. Alguns dos melhores álbuns de jazz de alguma forma encontram um lugar na vida do ouvinte, muitas vezes cumprindo uma função – relaxamento para estimulação, música de fundo ou de primeiro plano e assim por diante. Para Metheny, este álbum é um disco do anoitecer ao nascer do sol, duro e suave - música para preencher a noite, ou como diz Metheny, oferecendo algo para os insones e para o pessoal noturno.

Metheny, um solista atraente, seja ele elétrico ou acústico, atinge o clima certo aqui com performances de sutileza, nuance, calor e humanidade em ‘Here There And Everywhere’ dos Beatles, a obra-prima de Matt Dennis, ‘Angel Eyes’, e o standard de David Raskin (aquele que escreveu ‘Laura’) ‘My Love and I’.

Faixas: MoonDial; La Crosse; You’re Everything; Here, There and Everywhere; We Can’t See It, But It’s There; Falcon Love; Everything Happens to Me/Somewhere; Londonderry Air; This Belongs to You; Shōga; My Love and I; Angel Eyes; MoonDial (epilogue).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3GbnG9RP0RM

Fonte: Stuart Nicholson (JazzWise)

 

Nenhum comentário: