playlist Music

terça-feira, 29 de abril de 2025

DAVE REMPIS / TASHI DORJI – GNASH (Aerophonic Records)

A correta resposta ao gameshow Jeopardy Gnash é, " o que é KUZU menos um "?. O trio estabelecido (KUZU) do saxofonista Dave Rempis, do guitarrista Tashi Dorji e do baterista Tyler Damon fez extensas turnês e lançou cinco discos desde sua formação em 2018. Aqui, Damon se afastou para permitir que Rempis e Dorji fizessem uma turnê como dupla em 2023 e no início de 2024. Esta sessão foi capturada no The Sugar Maple em Milwaukee, Wisconsin, em Janeiro de 2024.

Nós seríamos negligentes se ignorássemos as implicações genéticas e culturais da dupla. Rempis, uma fundação da cena musical improvisada de jazz de Chicago, é um greco-americano com um interesse na música não Ocidental. Ele primeiro ganhou reconhecimento com o Vandermark Five e passou a liderar vários grupos, incluindo The Rempis Percussion Quartet, Ballister, e vários duos, como o que temos aqui. Dorji nasceu no Reino Himalaia do Butão, um país desconhecido para a cena do jazz. Ele absorveu a música Ocidental, majoritariamente rock e heavy metal via rádio. Com sua mudança para Asheville, Carolina do Norte, ele mudou sua forma de tocar para improvisação livre. Seu som pode ser descrito como uma mistura de Derek Bailey e Sonny Sharrock.

O som de Bailey/Sharrock está evidente na abertura com "Forms." Dorji produz um som metálico como se sua guitarra fosse uma máquina de mastigar. Rempis pega pela primeira vez na história, um saxofone soprano. O instrumento aliás, foi dado a ele após o falecimento de seu amigo e mentor, o saxofonista Mars Williams em 2023. Os dois instrumentos amam e liquefazem por completo com Rempis trabalhando o registro superior de seu instrumento, enquanto Dorji torce os fios e faz sons raivosos. "Orphic Hymn" tem Dorji bebendo do blues do Delta com Rempis como pregador e seu sermão de saxofone se transforma em uma versão de falar em línguas. Os dois músicos exorcizam seus (bem-vindos) demônios por mais de 20 minutos antes de terminar de forma exaustiva. A ainda mais longa "Ask For The Impossible" abre com a respiração simples de Rempis através de seu instrumento pedindo para Dorji contra-atacar com um feedback pesado de guitarra, e eles vão embora. O empurrão de cada músico aqui e na faixa final "Zilch", é contrariado por um puxão, depois outro empurrão. A música é turbulenta e desafiadora tanto para os músicos quanto para o ouvinte. Amém.

Faixas: Forms; Orphic Hymn; Ask For The Impossible; Zilch.

Músicos: Dave Rempis (saxofone); Tashi Dorji (guitarra elétrica).

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: