playlist Music

domingo, 13 de abril de 2025

RON CARTER - AN EVENING WITH RON CARTER, RICHARD GALLIANO (LIVE AT THE THEATERSTÜBCHEN, KASSELL) (In+Out Records)

As probabilidades são de que a maioria dos leitores não esteja intimamente familiarizada com o acordeão no jazz. Sem dúvidas, isto porque não existe muito deles. Alguém deve listar Art Van Damme, Tommy Gumina, Angelo di Pippo e Mat Mathews, nenhum deles é um nome familiar. O Franco-Italiano Richard Galliano provavelmente deveria ocupar um lugar de destaque contemporâneo entre os acordeonistas, embora até ele, um instrumentista marcante que é, não moverá muito a agulha. Isto não é uma coisa boa.

Galliano gravou com o baixista Ron Carter, antes, em “Panamahattan (Dreyfus, 1990)”, então os conhecedores saberão que eles tocam bem juntos. Carter pode muito bem ser o baixista de jazz mais gravado da história. Ele não necessita apresentação. Galliano, um discípulo evidente, mas muito mais bop do que o bandoneonista argentino, Astor Piazzola, tem divertido ouvintes por cerca de trinta anos. Esta gravação ao vivo, feita na Alemanha, reúne o dois novamente em uma mistura muito intrigante de texturas, ritmos, harmonias, cores e gêneros. Como diz o ditado, experimente: você pode gostar. Especialmente verdadeiro para os fãs de prensagens audiófilas de vinil contemporâneo.

Galliano e Carter têm bastante tempo sozinhos para mostrar suas respectivas técnicas, mas isso é, talvez, prova de que sua interação é mais fascinante, porque eles estão ouvindo claramente um ao outro. Parece que "Aria/Libertango" se tornou uma bandeira tanto para baixistas quanto para acordeonistas modernos. Carter assume os holofotes em "You Are My Sunshine", que cita vários improváveis ​​e inesperados (isto é, clássicas) fontes. "Blues for D.P." apresenta Galliano e Carter juntos, como faz em "Ah Rio". Há valsas, tangos, algo para todo mundo. Todas são saborosas, ocasionalmente com arco, e, na maior parte, altamente divertidas e musicais.

Honestamente, esta não é uma combinação instrumental que pareceria muito promissora para um fã impenitente de swing e hard bop. Às vezes, abrir a mente e também os ouvidos é uma ideia muito boa. Verdadeiramente, não é uma maravilha, mas o que importa é o instrumentista: não há ilustração melhor do que este “registro”.

Faixas: Einbahnstrasse; Billie; Waltz For Nicky; You Are My Sunshine; Tango Pour Claude; Blues For D.P.; Aria / Libertango; Ah Rio.

Músicos: Ron Carter (baixo); Richard Galliano (acordeão)

Fonte: Richard J Salvucci (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: