playlist Music

domingo, 25 de maio de 2025

FRANCISCO MELA & ZOH AMBA - CAUSA Y EFECTO, VOL. 2

“Causa y Efecto, Vol. 2” trafega em uma onda de ritmos terrestres de Francisco Mela e os uivos desequilibrados do saxofonista/flautista Zoh Amba como Albert Ayler. Explosivo desde o início e livre de composição, "Causa y Efecto" rola sem contrição, preparando o cenário para a tempestade que está por vir.

Os encantamentos de Mela—verbal e percussivo— abrem a porta mágica através da qual passam os dardos e sombras da dança folclórica de Zoh. Nascido das canções nativas da Cuba de Mela e do velho lar do Tennessee de Amba, "Mundos Diversos" é um total de trezentos e sessenta graus da mentalidade e do espírito das contorções maníacas de "Causa y Efecto". Esse é um truque muito legal para Amba que, aos 23 anos, está tomando conta da vanguarda do centro da cidade com choque e admiração e acrescentando “Mundos Diversos” ao seu currículo crescente.

Mas a dupla faz mais do que explorar o sagrado, paixões renegadas de John Coltrane e Rashied Ali. Em "Experiencias" eles apostam e jogam a mão inteira: Quando Mela quer fazer barulho, mas Amba quer dançar, ela coloca a peça em sua órbita. E vice-versa. Os dois se encontram em uma marcha louca e casual. “MEZO” é uma cativação com todo o seu caráter intrínseco e primordial. A ousada questão de dois protagonistas singularmente energizados indo atrás do grande vento perdido. Avançam no desafio que eles atacam, destemidos e desenfreados. É uma experiência emocionante.

Gravado na mesma sessão de 12 de Abril 12 2021 na primeira colaboração deles, o imediato como agora, “Causa y Efecto, Vol. 1 (577 Records, 2022)”, “Causa y Efecto, Vol. 2” torna tudo mais imediato agora. Os vulcânicos puros de "El Cisne Blanco" é um argumento final muito forte. Não jurando nenhuma teoria, mas sim a exortação e exultação comunitária, os dois vão muito além das margens, criando um grito universal para todos nós.

Faixas: Causa y Efecto; Mundos Diversos; Experiencias; MEZO; El Cisne Blanco.

Músicos: Francisco Mela (bateria,voz); Zoh Amba (tenor saxofone, flauta).

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: