playlist Music

quarta-feira, 16 de julho de 2025

MICHAEL WOLLNY TRIO - LIVING GHOSTS (ACT)

A ousadia de “Living Ghosts” não está nas suas seleções, mas nos seus agrupamentos. Um dos maiores estilistas de piano do jazz europeu, Michael Wollny — que gravou “Living Ghosts” ao vivo no ano passado com seus companheiros de trio de longa data, o baixista Tim Lefebvre e o baterista Eric Schaefer — é conhecido pela ousada onivoria de seu repertório. Mas uma coisa é ter composições do maestro medieval Guillaume de Machaut e do roqueiro alternativo Nick Cave no repertório (como o Wollny Trio faz em “Weltentraum” de 2014 e em “Ghosts” de 2022, respectivamente). Outra coisa é tê-las na mesmo faixa.

As faixas aqui chamadas “sets” e cada uma contém dois — em um caso três — composições. A mais curta destas tem 12½ minutes e apresenta a única peça nova no repertório de Wollny, “This West” de Jeff Babko (a gravação original foi apresentada por Lefebvre), justaposta contra “Willow’s Song”, uma joia folk do filme de terror de 1973, Wicker Man. Funciona porque Wollny lança as duas peças díspares em estados de espírito semelhantes, para que o último pareça um resultado natural do primeiro. De fato, todos estes “sets” funcionam, mas nem sempre pela mesma razão. Considere o híbrido de “Hauntology” de Wollny, uma peça quase minimalista; “In A Sentimental Mood” de Duke Ellington, que o trio retrabalha em algo dissonante e ameaçador e “Little Person” de Jon Brion (outra peça de trilha sonora, de Synechdoche, New York), que tem a delicada melancolia que geralmente associamos à melodia de Ellington. Por que isso é coerente? Não sei, mas é.

A melhor resposta parece ser que a personalidade coletiva do trio, que funciona como cola. Essa pode ser a única explicação para a combinação de “Hand Of God” de Cave, aqui trabalhada dentro de uma fervura frenética que pouco se assemelha à gravação de Cave, com a obra-prima nova de Machaut, “Lasse”, tocada tão fielmente quanto um trio de piano de jazz pode tocar um moteto do século XIV. O que deveria ser óleo e água é, na verdade, mágica — mas não pergunte por quê. Apenas siga em frente.

Faixas

1.Nacht / Rufe in der horchenden Nacht (Live) 18:16

2.Hauntology / In a Sentimental Mood / Little Person (Live) 19:36

3.Hand of God / Lasse! (Live) 20:13

4.Willow's Song / This West (Live) 12:28

Músicos: Michael Wollny (piano); Tim Lefebvre (baixo); Eric Schaefer (bateria).

Fonte:  Michael J. West (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: