playlist Music

segunda-feira, 21 de julho de 2025

MIKE STERN - ECHOES AND OTHER SONGS (Mack Avenue Records)

“Echoes and Other Songs” é o primeiro lançamento do guitarrista Mike Stern desde a perda do pianista, amigo e confidente, Jim Beard em Março, 2024. Beard, talvez melhor conhecido por sua associação com Steely Dan, aparece aqui como pianista, tecladista e produtor. Stern ele ainda está no longo caminho para a recuperação após uma queda em 2016 que quebrou ambos os braços e o deixou com danos nos nervos. Ele adaptou sua técnica e agora usa uma solução caseira ao segurar sua palheta em vez de brincar com os dedos.

A criatividade de Stern o fez uma liderança expoente do jazz e da guitarra fusion desde os anos 1970, atuando com Miles Davis, os Brecker Brothers, Blood, Sweat & Tears e muito mais. O último herói da guitarra para muitos, ele reuniu-se a um grupo excelente de colaboradores de alto nível para interpretar onze de suas composições.

O álbum inicia com sua esposa, Leni Stern, dedilhando o ngoni (NT: é um instrumento de corda originário da África Ocidental. É um cordofone composto, ou seja, tem caixa de ressonância e é tocado puxando as cordas. O seu corpo é feito de madeira ou cabaça e coberto com pele de animal, como a cabra) em “Connections” de movimento rápido. O sax tenor de Chris Potter chega antes de Stern tirar quaisquer dúvidas sobre problemas físicos que afetam sua fluência na guitarra, oferecendo linhas e dinâmicas rápidas. Um solo de Potter então combina com isto, como o baterista António Sánchez e o baixista Christian McBride garantem que o ritmo não diminuirá. Stern e McBride combinam construir a fundação em "Echoes". Isso se desenvolve através do solo de sax melódico de Potter em uma das jornadas de guitarra bem construídas de Stern, enquanto Sánchez, McBride e o percussionista Arto Tuncboyacian constroem um poderoso balanço rítmico.

Os ritmos agitados da música com sabor latino "Where's Leo?" encontram Sánchez e McBride em sua melhor forma, conforme Potter e Stern combinam alcançar o ponto de fervura. "Could Be" tem um grande trabalho de guitarra. Beard chega, o solo de baixo acústico de McBride brilha e o solo de Potter lidera em inspirada interação com Stern. O passo muda completamente na suave, mas cativante, "Gospel Song". O solo de Stern lentamente se desenrola nesta balada americana. A contribuição de Beard é sutilmente julgada como sempre, e Potter reúne-se brevemente no fechamento.

Há uma mudança distinta nos músicos em três faixas. O baixista Richard Bona e o baterista Dennis Chambers tocaram com Pat Metheny em seu “Speaking Of Now album (Warner Bros, 2002)”. Beard também excursionou com Metheny. Assim, talvez não seja surpresa que "I Hope So" tenha um sentimento similar para a sensação cinematográfica panorâmica que Metheny frequentemente gerou. Bona contribui com alguns maravilhosos vocais sem palavras de inspiração africana e o solo suave de Stern é perfeitamente julgado, como é o trabalho do sax soprano de Bob Franceschini. O vocal sem palavras de Bona também enfeita o balanço funkeado de "Curtis", uma homenagem a Curtis Mayfield. Stern se agrega à mistura vocal. O mesmo grupo é destaque na fusão motriz de "Space Bar". A guitarra de Stern está no seu melhor blues e corajoso e o tenor de Franceschini está solto.

Estas sessões agitam-se com a eletricidade. As performances são dominantes e a sensação palpável de prazer deve agradar tanto aos fãs de jazz quanto aos aficionados da guitarra. A despeito da adversidade, este trabalho está entre os melhores de Stern. É um trabalho impressionante, cheio de paixão, energia robusta e experiência musical. Serve como uma despedida a um amigo e uma dedicação à memória de Jim Beard.

Faixas; Connections; Echoes; Stuff Happens; Space Bar; I Hope So; Where's Leo?; Gospel Song; Crumbles; Curtis; Climate; Could Be.

Músicos: Mike Stern (guitarra, coro); Chris Potter (saxofone tenor); Christian McBride (baixo); Antonio Sánchez (bateria); Richard Bona (baixo elétrico, vocal); Dennis Chambers (bateria); Bob Franceschini (saxofone tenor e soprano); Jim Beard (piano, teclados); Arto Tuncboyacian (percussão); Leni Stern (ngoni).

Fonte: Neil Duggan (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: