playlist Music

sábado, 23 de agosto de 2025

AVISHAI DARASH - BETWEEN HOPE AND DESPAIR

“Between Hope and Despair” de Avishai Darash é um álbum oportuno, composto como uma reação ao massacre de 7 de Outubro de 2023 em Israel. Refere-se ao espectro de emoções que alguém pode sentir em tempos de guerra, independentemente do lado em que se esteja. Isso era de se esperar de Darash, um pianista intelectual. Ele não apenas toca. Suas composições parecem debates filosóficos. A situação no seu país natal e a reação mundial a ela, desencadeou uma avalanche de emoções em Darash, que ele se sentiu compelido a expressar.

Acompanhado por uma equipe internacional com Antonio Moreno Glazkov no trompete, Ivan Ruiz Machado no baixo e Shayan Fathi na bateria, Darash lançou um álbum que oscila entre a luz e a escuridão e, ao fazê-lo, exibe a fragilidade e a maravilha da vida humana.

O álbum começa com a faixa-título, em que todos os instrumentos se reúnem como um grupo. Os anos de Darash trabalhando com a Marmouche Orchestra lhe deu ampla oportunidade de refinar suas habilidades composicionais para muitos instrumentos. O que começa como uma melodia bastante triste é, repentinamente, iluminado por seu solo de piano em turbilhão. Darash é sempre elegante em sua execução e tem uma presença autêntica.

Com uma introdução de bateria energizante, que se mantém ao longo da composição e que oferece um belo contraste com o trompete comovente, "Supernova" é uma melodia suave com um refrão cativante, onde todos os instrumentos que acompanham têm espaço para brilhar, enquanto Darash fornece uma execução delicada como pano de fundo. "Bastrika" é uma composição lúdica com um toque folclórico. O piano de Darash pontilha a composição com uma alegre sensação de movimento, enquanto cada instrumento, por sua vez, adiciona uma camada para criar uma textura coesa e vibrante. Com uma mudança total de humor, o piano de Darash é particularmente comovente na melancólica "Echo Chamber", enquanto ele desenrola a melodia por meio de mudanças rítmicas, que reverberam com dor e irracionalidade. Colocar "The Old Days" logo depois de "Echo Chamber" na lista de faixas parece uma transição intencional, pois torna a peça ainda mais sombria e nostálgica. O piano de Darash é delicado, mas carregado de peso emocional nesta peça contemplativa. "The Sage" é uma composição serena e pensativa, que se desenvolve através de um diálogo entre o piano e o trompete e parece uma continuação óbvia na narrativa do álbum. O álbum encerra com a mais otimista "Midnight Express", onde o tema recorrente de trompete de Glazkov leva a um solo de piano energético de Darash.

“Between Hope and Despair” é um álbum repleto de sensibilidade, oscilando entre tempos animados e melodias mais contemplativas. Música, como é bem conhecida, tem propriedades curativas e, ao final, em meio às lutas e devastações da vida, O último álbum de Darash transmite uma mensagem de esperança e anseio por unidade.

Faixas: Between Hope and Despair; Supernova; Don't Think, Dance; The Seventh; Bastrika; Echo Chamber; The Old Days; The Sage; Midnight Express.

Músicos: Avishai Darash (piano); Antonio Moreno Glazkov (trompete); Ivan Ruiz Machado (baixo); Shayan Fathi (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Zdu_cpz5RQc

Fonte: Nathalie Tamara Freson (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: