playlist Music

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

CHARLES MINGUS - IN ARGENTINA : THE BUENOS AIRES CONCERTS (Resonance Records)

Tantos espetáculos de jazz ao vivo foram gravados ao longo dos anos. Então as fitas foram arquivadas. Com isto em mente, pode não haver fim para o fornecimento contínuo de joias de jazz implorando para serem descobertas. Porém, Zev Feldman, o Jazz Detective, está fazendo o seu melhor para desenterrar o máximo possível. Suas descobertas incluem conjuntos inéditos dos pianistas Bill Evans e Art Tatum, do saxofonista Sonny Rollins, do líder da banda Sun Ra, do guitarrista Wes Montgomery e muitos outros, incluindo o baixista-compositor-líder da banda Charles Mingus, com o lançamento do conjunto de dois CDs em 2022, “The Lost Album From Ronnie Scott's”.

2025 nos trouxe “In Argentina: The Buenos Aires Concerts”, pegando Mingus no final do período em 1977 com seu quinteto pouco documentado da época. Seus membros incluíam o trompetista Jack Walrath, o saxofonista Ricky Ford, o pianista Robert Neloms e o baterista Dannie Richmond. Como todas as bandas que Mingus já liderou, o grupo é um dínamo coletivo e independente. Mingus não contratou instrumentistas padronizados. Ele queria espontaneidade, a capacidade de levar a música para onde ela queria ir em cada situação. Ele gritou e os exortou como um pregador de esquina gritando (baixo na mistura aqui, exceto quando ele grita em "Cumbia & Jazz Fusion" de vinte e dois minutos), e eles respondem com fervor, lamentando para os céus.

Os dois CDs estão cheios de pratos familiares a Mingus: "Goodbye Pork Pie Hat", "Duke Ellington's Sound Of Love", "Cumbia And Jazz Fusion", "Sues Changes", "Fables Of Faubus" e mais. Também estão incluídas duas breves improvisações solo de piano do maestro para encerrar cada trabalho. Mingus era mais do que proficiente no piano. Relembre seu "Mingus Plays Piano (Impulse!, 1963)".

O nível de energia era consistentemente alto, os músicos e o líder estavam constantemente inspirados. Incrível, já que Mingus certamente sofria do lento e doloroso avanço da doença do neurônio motor, que lhe tirou a vida em 1979. Após o concerto de 2 de Junho, ele pegou uma ambulância de madrugada para o hospital quando sofreu um incidente cardíaco após o show. E o espetáculo continuou no dia 3 de junho. Charles Mingus era um cara durão, e agora sua arte é exibida de forma excelente, em plena forma, em “In Argentina: The Buenos Aires Concerts”.

Faixas: CD1: Introduction; Goodbye Pork Pie Hat; Duke Ellington’s Sound of Love; Noddin’ Ya Head Blues; Three or Four Shades of Blue; Koko/Cherokee; For Harry Carney; Cumbia & Jazz Fusion; Solo Piano Improvisation. CD2: Sue's Changes (Incomplete); Koko/Cherokee/Band Intros; Fables of Faubus; Solo Piano Improvisation.

Músicos: Charles Mingus (baixo acústico, piano [CD1 #9, CD2 #4]); Ricky Ford (saxofone tenor); Jack Walrath (trompete); Robert Neloms (piano); Dannie Richmond (bateria).

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz) 

 

Nenhum comentário: