playlist Music

terça-feira, 16 de setembro de 2025

HYESEON HONG JAZZ ORCHESTRA - THINGS WILL PASS

Há algumas coisas que você deve saber sobre Hyeseon Hong (pronuncia-se hay-sun hong), já que cada um deles impacta o escopo e o propósito da música em “Things Will Pass”. Primeiro, ela é bem versada na modelagem e sutilezas do jazz contemporâneo de big band. Segundo, ela nasceu e cresceu em Seul, Coreia do Sul. Terceiro, ela formou sua própria big band após mudar-se da Coreia para Nova York há mais de uma década. Quarto, e talvez mais importante, ela tem uma voz singular, que mistura perfeitamente harmonias e ritmos de sua terra natal com motivos americanos para produzir temas, que amplificam os pilares mais pessoais e encantadores de ambas as culturas.

Há poucos sinais da Coreia na abertura aleatória, "Road to Hana", cujas passagens luminosas do grupo e batidas pesadas reforçam os solos afiados do trombonista Mike Fahie e do trompetista Mike Smith. A influência do Extremo Oriente é muito mais visível em "Memoirs of Ladies", uma canção casual encantadora que usa flauta, violão e baixo para realçar o solo expressivo do tenor de Rich Perry, assim como na alegre "Raindrop's Journey", que se introduz na graciosa viagem do pianista Broc Hempel através de flautas, trompetes surdinados, frases agradáveis ​​de sopro, um vocal sem palavras e John McMahon assobiando seu tema sedutor. O ritmo acelera em "Run Away", enquanto o conjunto prepara um belo palco para os vocais agradáveis ​​de Aubrey Johnson e os solos brilhantes do saxofonista alto Alejandro Aviles e do guitarrista Matt Panayides.

O flugelhorn brilhante de Smith está na frente e no centro da encantadora balada, "Waltzing with Dad", enquanto Fahie e a soprano Ben Kono dividem as honras na harmonicamente inventiva e ritmicamente atraente "Treasure Hunt". Perry retorna para enriquecer o suave e flexível "Night Climbing", que leva ao suavemente oscilante "Dance with Dracula" (solos de bom gosto de Panayides e do barítono Andrew Hadro) e ao final encantador, "We Will Meet Again", em que o tenor Quinsin Nachoff aproveita ao máximo sua aparição solitária no centro das atenções, enquanto o baterista Jeff Davis ajuda a manter a chama rítmica acesa, como faz em cada número, independentemente do tom ou do andamento.

Hong diz que sua música é temática, mas isso não vem ao caso. O mais importante é que ela é, como afirma eloquentemente em um comunicado à imprensa que a acompanha, " um mestre músico que tece sonhos em paisagens sonoras vívidas e transforma tristeza e perda em arte duradoura e cativante ". Que essas paisagens atravessem o terreno musical dos EUA à Coreia é a cereja do bolo de um bolo já apetitoso.

Faixas: Road to Hana; Memoirs of Ladies; Raindrop’s Journey; Run Away; Waltzing with Dad; Treasure Hunt; Night Climbing; Dance with Dracula; We Will Meet Again.

Músicos: Hyeseon Hong (compositor / maestro); Ben Kono (saxofone tenor); Alejandro Aviles (saxofone alto); Rich Perry (saxofone tenor); Quinsin Nachoff (saxofone); Andrew Hadro (saxofone barítono); John Lake (trompete); David Smith (trompete); Colin Brigstocke (trompete); Jonathan Saraga (trompete); Mike Fahie (trombone); Daniel Linden (trombone); Nick Grinder (trombone); Becca Patterson (trombone); Broc Hempel (piano); Matt Panayides (guitarra); Evan Gregor (baixo acústico); Jeff Davis (bateria); Aubrey Johnson (vocal); Lauren Lee (vocal); John McMahon (apito).

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: