playlist Music

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

MEHMET ALI SANLIKOL - 7 SHADES OF MELANCHOLIA (Dünya)

Se a “Melancholia” do título não lhe diz que este é um álbum requintadamente expressivo, a presença do trompetista Ingrid Jensen como convidado especial deve fazer o truque. O pianista turco-americano, Mehmet Ali Sanlıkol, agrupa-se a Jensen formando um grupo bostoniano sobre a música sutil e impressionante — e, sim, melancólica.

No entanto, estas sete faixas nunca se tornam monótonas em seu mau humor. Se a música em si é sutil, as gradações entre esses “tons” não são. “One Melancholic Montuno”, por exemplo, não está na mesma chave como “My Blues”. Aí termina a semelhança. O primeiro é um duo comovente, mas imponente, para piano e trompete, com o toque afro-caribenho que o seu nome sugere. A última não é um blues, mas uma melodia triste (tocada por Jensen e pela saxofonista soprano Lihi Haruvi-Means) que se desenrola com tanta dor que seu ritmo lento não faz nada para amortecer sua catarse. Mesmo as duas melodias que compartilham os modos tradicionais turcos, o teclado microtonal Renaissance 17 inventado por Sanlıkol (que soa como um piano elétrico Wurlitzer) e seus vocais são diferentes: “Şeddi Araban Şarkı”, uma balada deprimente, o encontra lamentando em um canto semelhante ao de Bryan Ferry, enquanto “Hüseyni Jam” é um suíngue médio-alto com o baixista James Heazlewood-Dale e o baterista George Lernis em um trote e Sanlıkol adotando um falsete à la Milton Nascimento. Que consiga evocar melancolia é um pequeno milagre.

“My Blues”, que adota um toque de blues em sua seção intermediária, impulsionada por solos poderosos de Sanlıkol, Haruvi-Means e Jensen, está bem posicionada quanto mais próximo, desde o momento culminante do álbum. Mas a penultima, “Buselik” não fica muito atrás. É um poema de tom assombroso, iniciado com vocais de falsete sem palavras e piano de Sanlıkol; Jensen e Haruvi-Means em breve juntam-se com obrigações empáticas, Então, Heazlewood-Dale e Lernis entram pouco antes da metade para aumentar a tensão com um ritmo de tempo dobrado. Os toques de Jensen, que distorcem as notas, fizeram este escritor chorar.

Faixas

1.A Children’s Song 05:07 vídeo

2.One Melancholic Montuno 04:56

3.Şedd-i Araban Şarkı 06:26

4.Hüseyni Jam 04:05

5.Nikriz Semai 05:04

6.Buselik 05:45

7.My Blues 09:27

Músicos: Mehmet Ali Sanlıkol (piano, Renaissance 17, voz); James Heazlewood-Dale (baixo acústico); George Lernis (bateria, gongos); Ingrid Jensen (trompete); Lihi Haruvi-Means (saxofone soprano).

Fonte: Michael J. West (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: