playlist Music

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

VIJAY IYER / WADADA LEO SMITH - DEFIANT LIFE (ECM)

Como o título sugere, esta é uma obra inspirada na luta e no desafio, no desespero pelo estado do mundo e na crença na capacidade de redenção da humanidade. Como demonstraram ao liderar seus próprios grupos e trabalhar juntos, Wadada Leo Smith e Vijay Iyer são capazes de emprestar a tais temas a profundidade emocional necessária, bem como a invenção musical.

A paisagem sonora criada em ‘Sumud’ deixa isso claro em termos inequívocos. Um chiado eletrônico persistente, como o piscar de um gerador defeituoso, perturba, mas de alguma forma acalma, enquanto o trompete surdinado de Smith cria frases vaporosas, algumas mantidas por muito tempo, algumas espiraladas para baixo com força suave apoiadas pelos tremolos acústicos e elétricos de Iyer, que lenta e propositalmente constroem uma conclusão medida, mas poderosa.

Se o resultado líquido for um lamento profundamente comovente, então 'Floating River Requiem (For Patrice Lumumba)' é de parar o coração pelas implicações gospel discretas dos acordes de Iyer e pelo blues irônico das melodias de Smith, traçando uma linha de Armstrong a Eldridge e Cherry.

Nada poderia ser mais apropriado para o tema do líder congolês eliminado pelas forças ocidentais numa altura em que o neoimperialismo, aliado à ganância empresarial, volta a mostrar a sua cara feia. Em outros lugares, os efeitos digitais são quase como um ronronar distante de violoncelos, e quando as frases de metais se fragmentam contra o mais fraco dos loops ou o suave martelar de uma única nota alta e gelada no teclado, o resultado é intenso. Disciplinada, música solene por dois mestres da comunicação que dão uma resposta séria a questões sérias.

Faixas

1 Prelude: Survival 3:26

2 Sumud 12:20

3 Floating River Requiem (for Patrice Lumumba) 6:29

4 Elegy: The Pilgrimage 12:46

5 Kite (for Refaat Alareer) 8:23

6 Procession: Defiant Life 10:22

Músicos: Wadada Leo Smith (trompete); Vijay Iyer (pianos acústico e elétrico, eletrônica).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=cYz-xf7hK_Q

Fonte: Kevin Le Gendre (JazzWise)

 

Nenhum comentário: