playlist Music

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

DELFEAYO MARSALIS - CRESCENT CITY JEWELS (Troubadour Jass)

O lançamento de “Crescent City Jewels” de Delfeayo Marsalis é uma homenagem vibrante à resiliência e ao espírito de Nova Orleans, habilmente capturado por sua Uptown Jazz Orchestra. O álbum se lê como um diário de Marsalis, cheio de momentos musicais que celebram as alegrias da vida. Apresentando uma série de músicos veteranos e estrelas em ascensão da Crescent City (New Orleans), é uma coleção de alta energia que mostra a vitalidade do jazz de big band com um sabor contagiante de Nova Orleans. A mistura de standards de jazz, composições originais e clássicos da sessão demonstra o talento de Marsalis para criar um repertório dinâmico.

A faixa de abertura é uma composição inédita de Marsalis, "Sidewalk Sizzle", envolto em um balanço funkeado. Impulsionado por uma linha de baixo de fundo robusto de Chris Severin, Marsalis mergulha em um solo de trombone cheio de densidade de notas. Aaron Narcisse no sax alto combina com a textura sonora da música. A cantiga de Harold Arlen/Truman Capote, "A Sleepin' Bee", é interpretada de forma estridente pela vocalista Tonya Boyd-Cannon. O saxofonista alto Khari Allen Lee entra com um solo tonalmente evocativo. Uma das composições anexadas a Nova Orleans é "Ooh Poo Pah Doo", que apresenta o vocalista Kermit Ruffins. Imaginando uma vibração de Mardi Gras, os encantamentos guturais de Riffins conduzem a banda através do número com o saxofonista tenor Orlando Gilbert, trazendo-o para casa com uma base terrena na estrutura melódica.

Desde o início, Marsalis atrai a atenção, seja tocando, compondo ou arranjando. Todos os três se reúnem em "Basie Moods". Este suíngue suave no estilo Basie percola sob a bateria impecável de Herlin Riley. O trompetista Andrew Baham e Marsalis oferecem solos fluentes em estilo meticuloso. A banda oferece ,sobre sua adaptabilidade, "El Ultimo Cafe" com toque latino. O convidado especial, Branford Marsalis, faz um elegante solo de sax soprano com o trombone de Delfeayo balançando suavemente sobre a banda. Para não ficar para trás, Victor Campbell mostra que é um pianista efervescente com as duas mãos.

Continuando com a construção da adaptabilidade, a banda incursiona no território do jazz clássico com uma composição de Joe Henderson, "Inner Urge", enquanto a joia de Thelonious Monk, "'Round Midnight", transmite dualidades distintas. No primeiro, a banda constrói uma estrutura infundida com uma nova vitalidade rítmica sobre a qual o saxofone tenor revigorante de Branford Marsalis se apresenta. Neste último, o número se torna uma balada sombria, com Boyd-Cannon apresentando o número, exibindo seu alcance e poder, apoiado pelo som característico da Uptown Jazz Orchestra.

Há sinceridade na maneira como Marsalis e a orquestra dão vida até mesmo a padrões bem conhecidos como "Basin Street Blues", reforçados pelo pianista e vocalista Davell Crawford junto com o trombonista Maurice Trosclair, ambos músicos hipnotizantes da Crescent City. O álbum termina com um número tradicional, "Lil Liza Jane". Nesta interpretação estrondosa, pulsando com ritmos de segunda linha, o vocalista John Gray saturam a interpretação com aquele espírito inspirador e edificante de Nova Orleans.

Faixas: Sidewalk Sizzle; A Sleepin' Bee; Ooh Poo Pah Doo; Basie Moods; Valley of Prayers; El Ultimo Cafe; High Cotton; Summertime; Exactly Like You; Inner Urge; 'Round Midnight; I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free; Basin Street Blues; What a Difference a Day Makes; Intro To Liza; Lil Liza Jane.

Músicos: Delfeayo Marsalis (trombone); Aaron Narcisse (saxofone alto); Khari Allen Lee (saxofone alto); Kermit Ruffins (vocal); Andrew Baham (trompete); Branford Marsalis (saxofone); Herlin Riley (bateria); Chris Severin (baixo); Davell Crawford (piano e vocal);John Gray (trompete e vocal); Roderick Paulin (saxofone); Scott Johnson (saxofone); Shaena Ryan (saxofone); Trevarri Huff-Boone (saxofone); Alonzo Bowens (saxofone); Gregory Agid (saxofone); Terrance Taplin (trombone); Charles Williams (trombone); T.J. Norris (trombone); Ethan Santo (trombone); Scott Frock (trompete); Ashlin Parker (trompete); John Culbreth (trompete); Lynn Grisset (trompete); Kyle Roussel (piano); Shea Pierce (piano); Victor Campbell (piano); Roland Guerin (guitarra); Jason Stewart (guitarra); Kenny Brown (guitarra); Barry Stephenson (baixo); Davis Pulpus (baixo); Jarrel Allen (bateria); Brian Richburg Jr.(bateria).

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: