playlist Music

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

IVAN FARMAKOVSKIY - EPIC POWER (Steeplechase)

Integrado num trio com Christian McBride e Jack DeJohnette, Ivan Farmakovskiy receberia crédito apenas por manter a cabeça acima da água. O pianista moscovita faz muito mais do que isso.

Gravado em 2010, “Epic Power” (sua segunda gravação) oferece as habilidades de Farmakovskiy como pianista e compositor: Ele escreveu sete das oito músicas do álbum e arranjou uma reinterpretação sexy de “And I Love Her”, de Lennon e McCartney. O pianista mantém uma vibração hard-bop em todo o trabalho, entre a vibração e a companhia que ele mantém, o suíngue forte é essencial, e Farmakovskiy entrega. A abertura, “Soul Inside Out”, está em chamas desde o início, e ele segue com aquele fogo em seu solo. “Professor” dá a ele um treino funk (no sentido de Horace Silver) que abre espaço para um solo blueseiro e balançante. Porém, o ritmo médio-alto é mais a velocidade do pianista. “Conciliation”, uma valsa ágil e bonita baseada em “The Lady Is A Tramp”, inspira talvez seu melhor trabalho de improvisação: Os golpes de teclado untados produzem uma linha ritmicamente inventiva, cujas frases melódicas se transformam em brilhantes arabescos e síncopes trotantes.

Mas não é tudo sobre Farmakovskiy. Ele é um líder altamente interativo, permitindo que DeJohnette, em particular, molde seus solos em “The Day Before” e “Orange” pelo menos tanto quanto ele molda suas composições. Suas execuções rápidas, no primeiro, parecem ser uma resposta direta às escovinhas esvoaçantes de DeJohnette, com os dois conversando no último. Embora haja menos envolvimento direto com McBride (cujo solo de arco em “And I Love Her” é um destaque do álbum), a empatia deles é cristalina. Que trio e disco esplêndidos!

Faixas

1. Soul Inside Out – 5:53

2. The Day Before – 6:50

3. Conciliation – 6:22

4. My Beloved – 7:59

5. Orange – 6:03

6. And I Love Her – 5:32

7. Professor – 6:12

8. Lazy Lady – 6:11

9. Smile Toys – 7:58

Músicos: Ivan Farmakovskiy (piano); Christian McBride (baixo); Jack DeJohnette (bateria).

Fonte: Michael J. West (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: