playlist Music

terça-feira, 18 de novembro de 2025

THE EMPRESS - SQUARE ONE (Cellar Music Group)

The Empress é um septeto cooperativo sediado na cidade de Nova York cuja linha de frente consiste em quatro saxofonistas. Com base no título, presume-se que “Square One” seja a primeira gravação do grupo como uma unidade. The Empress é uma ideia da premiada saxofonista Pureum Jin, que contratou o renomado escritor e saxofonista alemão Michael Lutzeier para arranjar dez dos onze números duradouros e decisivos do álbum e recrutou um trio de saxofonistas renomados para dividir o palco e emprestar seus talentos incríveis ao empreendimento.

Os companheiros de equipe de Jin são a saxofonista alto Erena Terakubo, a saxofonista tenor Chelsea Baratz e a saxofonista barítono Lauren Sevian. Jin toca saxofones soprano e alto. O quarteto é habilmente reforçado pelo pianista Steve Ash, o baixista Joey Ranieri e o baterista Pete Van Nostrand. O grupo começa com a impetuosa "Instant Composure" de Lutzeier (também conhecida como "The Song Is You"), na qual não há como errar nas intenções destemidas ou nas habilidades formidáveis ​​de ninguém. "But Not for Me", dos irmãos Gershwin, tem uma pegada rápida e séria, assim como a bem conhecida "Caravan", de Juan Tizol.

Três faixas em mãos, três sucessos de bilheteria, e o grupo está apenas começando a se aquecer. Depois de uma pausa para respirar e curtir uma balada rara, mas bem-vinda, a triste "Everything Happens to Me" de Matt Dennis e Tom Adair (maravilhosamente arranjada por Jin), todos voltam ao ritmo acelerado para recapitular a ensolarada "Bolivia" de Cedar Walton e o belo "Stablemates" de Benny Golson. A suave "Mr. Syms", de John Coltrane, precede mais dois marcos do jazz — a melódica "Nica's Dream", de Horace Silver, e a ágil "Milestones", de John Lewis , antes que o conjunto finalize o pacote elegante com a graciosa "Reminiscing", de Lutzeier, e a elegante e blueseira "Yearnin'", de Oliver Nelson.

O maior elogio que se pode fazer a “The Empress” e “Square One” é que estes quatro saxofonistas — e o seu elenco de apoio — são tão consistentemente fortes e persuasivos que uma secção de metais dificilmente passa despercebida e pode mesmo parecer supérflua. Esperamos que o ”Square Two” seja tão inevitável quanto desejado.

Faixas: Instant Composure; But Not for Me; Caravan; Everything Happens to Me; Bolivia; Stablemates; Mr. Syms; Nica’s Dream; Milestones; Reminiscing; Yearnin’.

Músicos: Pureum Jin (saxofone alto); Erena Terakubo (saxofone alto); Chelsea Baratz (saxofone tenor); Lauren Sevian (saxofone barítono); Steve Ash (piano); Joey Ranieri (baixo acústico); Pete Van Nostrand (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bIu1gCYY6GQ

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: