playlist Music

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

AMBROSE AKINMUSIRE - HONEY FROM A WINTER STONE (Nonesuch Records)

Sua estreia em 2008 aos 26 anos, Ambrose Akinmusire criou um corpo de trabalho inteligente apresentando alguns dos sons mais exclusivos e sofisticados da música contemporânea.

Seu novo lançamento, “honey from a winter stone” é um caleidoscópio deslumbrante de jazz, hip-hop e música de câmara, bem como um comentário sobre a experiência negra contemporânea.

Akinmusire disse, "[em] muitos aspectos, toda esta obra é inspirada e é uma homenagem ao trabalho do compositor Julius Eastman e seu conceito de música orgânica".

Eastman (1940-1990) foi um compositor estadunidense e iconoclasta, que escreveu sobre o racismo e a homofobia que sentia como um homem gay e negro, com músicas que tinham títulos provocativos como "Gay Guerilla" and "Evil Ni**e".

O talento prodigioso de Eastman chamou a atenção de Lukas Foss, que o nomeou associado ao Creative Associate at the University of Buffalo (Centro de Artes Criativas e Cênicas da Universidade de Buffalo) [agora Centro de Música do Século XXI) onde atuou como membro do corpo docente do Departamento de Música de 1967 a 1975.

A teoria de Eastman sobre a “música orgânica” que, embora refletisse geralmente o minimalismo de vanguarda da sua época, incluía elementos do jazz, bem como uma estética emergente do hip-hop. Seu objetivo era criar as condições ideais para a expressão espontânea da música.

Infelizmente, a estrela brilhante de Eastman se extinguiu quando surgiram oportunidades profissionais para um gay declarado, homem negro no mundo da música clássica murchou. Eastman faleceu aos 49 anos no Millard Fillmore Hospital em Buffalo.

Felizmente, seu legado musical parece estar voltando à vida graças a músicos como Akinmusire, que se inspiraram no trabalho de Eastman. "honey from a winter stone" emprega a técnica de Eastman de sobrepor sons diversos. Akinmusire inicia com uma paleta musical baseada no jazz em vez do serialismo minimalista de Eastman.

Dito isto, as cinco composições do álbum podem ser classificadas como poemas tonais com elementos clássicos e de câmara com a contribuição do Mivos Quartet, com o qual Akinmusire colaborou em “Origami Harvest (2018)”.

Quanto à sua inspiração, Akinmusire disse: " Este álbum é um autorretrato... é sobre os medos e as lutas que eu pessoalmente enfrento, assim como aqueles que muitos homens negros enfrentam: colorismo, apagamento e a questão de quem pode falar pela minha comunidade e por quê. Há também a negociação constante do que acontece quando não me conformo com certas expectativas ou quando escolho rejeitar aquelas que me são impostas. Estas são as complexidades em que navego diariamente".

Do início de "Bloomed (a procissão contínua de manos com capuz)" até 3:12, o pianista Sam Harris e o Mivos Quartet atuam com um quinteto minimalista que se encaixaria em qualquer programa de música de câmara. Eles são acompanhados pela bateria de Justin Brown e pelas rápidas execuções de trompete bebop de Akinmusire.

As cordas retornam após um minuto e meio retomando o tema original, mas agora com notas de improvisações de Akinmusire. Música composta e improvisada conversam fluidamente em um ambiente musical cuidadosamente preparado, mas sem restrições.

Eu recentemente tive a oportunidade de discutir a contribuição do Quarteto Mivos para '"honey from a winter stone" com a violista Victor Lowrie Tafoya.

Tafoya explicou que, embora os músicos do Mivos e do Akinmusire tenham estudado na Manhattan School of Music ,"nós nunca nos conhecemos porque éramos mantidos separados em nossos próprios silos de música".

Tafoya descreveu o processo de gravação, que incluía partituras escritas, bem como espaços musicais deixados abertos para improvisação.

Começamos em Minneapolis com dois espetáculos no Walker. Um deles era basicamente um conjunto completamente improvisado, com todos nós nos revezando e criando a música espontaneamente com um pouco de orientação dele. O segundo espetáculo foi a estreia do novo material. Gravamos no dia seguinte.

Essa espontaneidade intencional é um elemento-chave tanto do jazz quanto da teoria de "música orgânica" de Julius Eastman. Ela pode ser ouvida na versão final do álbum, "s-/Kinfolks", de 29 minutos.

O Mivos Quartet com rangidos e arranhões antes de um interlúdio de trompete que para e começa em meio aos sintetizadores espaciais de Chiquitamagic e aos preenchimentos sincopados de Justin Brown. Um trompete triste e harmonias menores levam a um interlúdio desafiador de hip-hop por Kokayi (16:28):

" Nem todos podemos vencer - eu vi você lá fora me observando,

Você me dá pedras para que eu possa afundar quando nado.

Acho que foi assim que você me trouxe aqui com a mente de um escravo."

O trompete de Akinmusire, junto com piano, bateria e cordas aparecem e desaparecem antes da conclusão de "s-/Kinfolks", informado pela bela, mas triste experiência musical compartilhada.

“honey from a winter stone” é uma declaração musical profunda inspirada no passado, denunciando a feiura do presente e sugerindo um futuro melhor.

Faixas: Muffled Screams; Bloomed (The Ongoing Processional Of Nighas In Hoodies); Myanx.; Owled; S-/Kinfolks.

Músicos: Ambrose Akinmusire (trompete); Justin Brown (bateria); Sam Harris (baixo); Chiquita Magic (teclados); Kokayi (vocal); Mivos Quartet

Fonte: Frank Housh (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: