playlist Music

sábado, 24 de janeiro de 2026

AALY TRIO - SUSTAIN (Silkheart Records)

 A gravação anterior do AALY Trio, composto pelo saxofonista (e flautista) Mats Gustafsson, o contrabaixista Peter Janson e o baterista Kjell Nordeson, ocorreu 25 anos antes (Double Or Nothing, Okka Disk, 2002). O reencontro deste grupo sueco é motivo de comemoração.

Se voltarmos um pouco no tempo, Gustafsson e Janson começaram a tocar juntos no início da década de 1980. Eles formaram esse trio em 1986 e o ​​batizaram com o nome de uma composição do Art Ensemble Of Chicago, "Lebert Aaly: Dedication To Albert Ayler". Gustafsson era um grande fã da música de Roscoe Mitchell, Ayler e da lenda do free jazz sueco Bengt Nordstrom. Após testarem vários baixistas, eles se decidiram por Janson. O trio lançou cinco álbuns anteriores, todos com a participação do saxofonista de Chicago, Ken Vandermark. As conexões transatlânticas foram estabelecidas, assim como as carreiras de muitos músicos nórdicos e americanos.

Os artistas envelheceram, mas não perderam nada da intensidade daquelas primeiras gravações. O disco abre e fecha com uma versão de "Rock Out", de Mitchell, cujo título é bastante apropriado. Com a pulsação funk de Janson, Gustafsson duela com Nordeson em uma investida rítmica poderosa. Este trio conhece bem a história do free jazz, apresentando versões de composições de Frank Wright, Norman Howard e do menos conhecido baixista americano David Wertman. Eles também fazem uma reinterpretação de "Why I Don't Go Back", de Vandermark, que também pode ser ouvida em seus lançamentos "Hidden In The Stomach (Silkheart, 1997)" e "Stumble (Wobbly Rail, 1998)". Retornando a esta peça sem Vandermark, ouvimos um saxofonista barítono corpulento e desajeitado extraindo cada gota de emoção estridente de seus pulmões.

Das onze faixas, quatro foram improvisadas pelo trio. Cada uma dessas faixas poderia ser facilmente transcrita e apresentada como uma composição, já que o trio é adepto da composição instantânea. "Dustdiver Kneeling" soa como se estivesse constantemente caindo para a frente, ou seja, sem se desfazer, e "Deepfreeze Pretend" gagueja com o saxofone barítono de Gustafsson vocalizando uma série de chilreios e estalos. Para citar Thelonious Monk: "Você tem que curtir para curtir, entendeu?".

Faixas: Rock Out; W2; Your Prayer; Why I Don't Go Back; Cover Yourself; Soul Brother Genius; Deepfreeze Pretend; Egypt Rock; Dustdiver Kneeling; Albumblatt. Sustained; Rock Out.

Músicos: Mats Gustafsson (saxofones tenor, barítono, flauta, gaita); Peter Janson (guitarra); Kjell Nordeson (bateria).

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: