playlist Music

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

DAN MORETTI AND BRAZILIA - LIVE AT THE PUMP HOUSE / CELEBRATING WAYNE SHORTER

Embora todos tenham ideias, algumas são inegavelmente melhores do que outras. A ideia do saxofonista Dan Moretti e da banda Brazilia de homenagear a música de Wayne Shorter, reformulando e latinizando oito das esplêndidas composições do lendário saxofonista, foi uma ótima escolha. Os céticos só precisam conferir o produto final, gravado diante de uma plateia entusiasmada em dezembro de 2024 no The Pump House Music Works em Wakefield, Rhode Island.

As melodias únicas e envolventes de Shorter, várias das quais agora consagradas no cânone do jazz, prestam-se facilmente às novas interpretações do Brazilia, onde os elementos essenciais são preservados ao mesmo tempo que são enriquecidos por ritmos latinos, que adicionam espírito e energia a uma imagem já por si só bela. A banda de Moretti, precisa e concentrada, está claramente aproveitando o momento e não deixa pedra sobre pedra rítmica, mergulhando em cada tema com consciência e entusiasmo.

Os parceiros de Moretti em Brazília são o pianista Maxim Lubarsky, o baixista Oscar Stagnaro, o baterista Steve Langone e o percussionista Ernesto Diaz, cada um contribuindo com um talento excepcional para o que é verdadeiramente um trabalho de equipe. Há espaço para solos de todos, com Lubarsky impressionando especialmente sempre que é chamado. Quanto a Moretti, ele se mostra eloquente no saxofone tenor (seis faixas) ou soprano ("Speak No Evil", "Yes or No"), enquanto a percussão robusta de Diaz é uma parte indispensável da equação.

A envolvente "Black Nile" abre a apresentação, interpretada aqui como um mambo, seguida por uma versão cha-cha de "Fee Fi Fo Fum" e a música com influências de reggae "Night Dreamer". O grupo transita facilmente para uma interpretação em estilo samba de "Speak No Evil", seguida pelo mambo "Witch Hunt", uma versão ritmicamente intensa de "Yes or No" e a cadenciada "Oriental Folk Song", antes de encerrar com uma das composições mais conhecidas e mais regravadas de Shorter, "Footprints".

Este é um concerto excelente em todos os sentidos, apresentando um vasto repertório de música animada e agradável, ao mesmo tempo que revela novas habilidades de composição do renomado saxofonista Wayne Shorter.

Faixas: Black Nile; Fee Fi Fo Fum; Night Dreamer; Speak No Evil; Witch Hunt; Yes or No; Oriental Folk Song; Footprints.

Músicos: Dan Moretti (saxofone); Oscar Stagnaro (baixo); Maxim Lubarsky (piano); Ernesto Diaz (percussão); Steve Langone (bateria).

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: