playlist Music

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

ED PARTYKA JAZZ ORCHESTRA - ED PARTYKA, ARRANGER–COMPOSER (TCB)

Ah, cara, o Ed Partyka conhece a tradição das big bands de trás para frente. Ele teria que fazer isso, como protegido do virtuoso do grande grupo de Bob Brookmeyer (cujo álbum de 1981, “Composer–Arranger”, dá título ao disco de Partyka). De fato, a abertura épica “Do As I Say … (Not As I Do)”, um original de Partyka, ostenta a influência de Brookmeyer e talvez a de outro protegido de Brookmeyer, Darcy James Argue, que está orgulhosamente em sua manga.

Um artesão menor faria disso seu manifesto e o molde para todo o material do álbum. Porém, Partyka, nascido e criado em Chicago, mas agora residente em Graz, Áustria, tem muito alcance e muitos colaboradores de alto calibre (17 grandes instrumentistas de toda a Europa) para deixar por isso mesmo. Ele imediatamente compensa “Do As I Say” com uma orquestração latina encantadora e alegre de “Klactoveedsedstene” de Charlie Parker, que mostra o quão profundamente ele conhece o seu trabalho. Às vezes, soa apenas como uma linha de guitarra de Freddie Green distante da Count Basie New Testament Band (Partyka não tem guitarrista), às vezes como a Thad Jones/Mel Lewis Orchestra (com um solo de trombone de Simon Harrer que pode ser uma homenagem ao lugar de Brookmeyer naquele grupo).

Partyka também não é um discípulo servil, mesmo em um álbum tributo. Seu arranjo de "Dienda", apesar de ser uma música de Kenny Kirkland, soa simplesmente como Ed Partyka, especialmente no uso de metais, tanto em solos (há um celestial de trompa francesa, cortesia do músico suíço Linus Bernoulli) quanto em fundos (com flugelhorn e trombone tecendo uma teia contrapontística sedutora por trás do solo do alto de Florian Trübsbach). Sua obra-prima original de encerramento, "G.G.’s Last Dance", usa os mesmos instrumentos de sopro para construir uma lenta e cuidadosa queima, culminando em outro solo de trombone de Harrer antes de se arrastar, com uma tensão quase insuportável, para uma resolução. Mais, por favor.

Faixas

1.DO AS I SAY (NOT AS I DO…) 11:00

2.KLACTOVEEDSEDSTENE (Charlie Parker) 09:23

3.DIENDA 12:06

4.G.G.’s LAST DANCE 13:51

Fonte: Michael J. West (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: