playlist Music

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

GØ - ÆVIR, AMEN (Tutl Records)

A primeira vez que encontrei este grupo faroense foi no ano passado no Reykjavík Jazz Festival e eles me surpreenderam com sua exuberância eclética e abordagem de 'vale tudo' para fazer música. Neste, o segundo álbum, o quinteto principal é complementado por vocais extras, percussão e uma seção de instrumentos de sopro.

Inicialmente, fiquei um tanto decepcionado: onde estava aquela energia, aquela espontaneidade, aquela invenção maníaca? O ambiente do estúdio estava sufocando sua criatividade? Abandonar a abordagem charmosa e desorganizada do "faça você mesmo" de seu álbum de estreia autointitulado por uma produção sofisticada e um brilho de jazz progressivo matou seu espírito punk livre?

No entanto, em audições repetidas (e investigando os significados das letras e títulos das canções faroenses), ficou claro que a música de GØ havia sido refinada, mas não diluída. Certamente, as preocupações políticas do grupo estão em primeiro plano ao longo de “Ævir, Amem”: 'Loysing í dós' explora o relacionamento secular e, às vezes, problemático das Ilhas Faroé com a 'pátria-mãe' da Dinamarca. 'VinstraHøgra' compara a política de esquerda e direita a um parque infantil, e 'Ivi á Tinganesi', com seu impressionante arranjo de instrumentos de sopro, olha para Tinganes, o antigo parlamento das Ilhas Faroé.

Mas não tenha medo, você não precisa entender o que o GØ está cantando para aproveitar as paisagens sonoras cinematográficas angulares e peculiares de “Ævir, Amen”. Basta ouvir a faixa-título emocionante; ou o funk ameaçador e espetado de 'Á Skarv' ou a cacofonia alternadamente atmosférica e bombástica 'Svøvnloysi' e você será conquistado (mesmo que demore um pouco). Espere o inesperado e, lembre-se, não confie nas primeiras impressões… elas podem enganar! .

Faixas

1 Javnaraflokkurin 06:26

2 Loysing í dós 05:01

3 VinstraHøgra03:33

4 Ðalslandsgade 06:09

5 Ivi á Tinganesi 04:33

6 Republikkin bløðir 04:31

7 Á Skarv 05:28

8 Svøvnloysi 07:48

9 Ævir, amen. 05:22

Músicos: Per Ingvaldur Højgaard Petersen (percussão; Ólavur Eyðunsson Gaard (guitarra); Ernst Remmel (trompete); Árni Jóhannesson (baixo elétrico); Rúni Nielsen (violino); Hjørtur P. Háberg (bateria); Sjúrður Zachariassen (saxofones tenor e alto); Maria Wang Reinert (trombone); Kristian Pauli Ellefsen (piano elétrico, órgão, sintetizador); Malan Martinsdóttir Joensen (saxophone barítono); Kristina Thede Johansen (saxofone tenor).

Fonte:  Kevin Whitlock (JazzWise)

 

 

Nenhum comentário: