playlist Music

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

SIMON NABATOV QUARTET FEATURING RALPH ALESSI - LOVELY MUSIC (Clean Feed Records)

Um título alternativo para “Lovely Music” do pianista russo radicado na Alemanha, Simon Nabatov, pode ser Greatest Hits. Ele selecionou algumas de suas obras mais melodiosas ao longo de sua carreira para interpretação por um quinteto, que inclui o trompetista americano Ralph Alessi em uma apresentação única. Completando a programação desta data ao vivo de 2021 na casa de Nabatov, em Colônia, onde estão os colegas mais regulares, o saxofonista Sebastian Gille, o baixista David Helm e o baterista Leif Berger. No entanto, não se apresenta como um encontro com um solista convidado, mas como uma unidade funcional na qual o trompetista está totalmente integrado ao som do grupo.

Os arranjos de Nabatov utilizam plenamente os recursos instrumentais à sua disposição, oferecendo arranjos multipartes e uma trama complexa de linhas interligadas. Os elementos escritos também fornecem sugestões para os solos concisos, garantindo que contribuam para a estrutura da peça. Talvez Nabatov tenha selecionado o material com a persona lírica de Alessi em mente, já que ele se deleita com os contornos melódicos, ao mesmo tempo em que os imbui com uma energia travessa e floreios expressivos. Mesmo seus guinchos sustentados no registro superior ainda sugerem consonância. Embora todos tenham espaço para sair, as oportunidades são distribuídas com moderação, garantindo que o foco permaneça nas composições.

A ladainha de rangidos, chocalhos e pancadas de Helm mostra sua familiaridade com tropos de improvisação em sua introdução sem acompanhamento e coda ao glamour desbotado de "Nature Morte 8", mesmo quando o tema exuberante cresce por baixo. Embora geralmente os solos se inclinem para o interior, eles o fazem com elegância e verve. Mesmo Nabatov, não é estranho a explosões desenfreadas, continua contente em mostrar a banda tanto quanto suas próprias habilidades prodigiosas. O mais perto que ele chega de se soltar são as variações rapsódicas, que ele toca sozinho durante a elegíaca e de cortar o coração "No Doubt".

Nabatov reúne mais em uma única música do que muitos grupos em um álbum inteiro.

Faixas: Koscha's Delight; Nature Morte 8; Rickety; Autumn Music; Timwork; Amour Fou; Margarita; Old Fashioned; No Doubt.

Músicos: Simon Nabatov (piano); Ralph Alessi (trompete); Sebastian Gille (saxofone); David Helm (baixo acústico); Leif Berger (bateria).

Fonte: John Sharpe (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: