playlist Music

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

TOM 80 ANOS


Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 25 de janeiro de 1927. Faleceu em New York, EUA, em 08 de dezembro de 1994. Portanto, se vivo estivesse, Tom estaria completando 80 anos.
Um dom nato para um bate-papo com seu jeito peculiar de dar suas opiniões - assim era Tom Jobim. Mas o que fez de Tom nosso maior representante da MPB na música mundial foi, com certeza, o brilhantismo pessoal, talvez o mesmo que o tornava o centro das atenções nas mesas dos bares. O disco de Sinatra e Jobim chegou ao segundo lugar entre os mais vendidos nos EUA, perdendo apenas para "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles. “Mas os Beatles são quarto”, brincava o bem humorado Tom, referindo-se ao assunto.
Cantou o amor, o silêncio do namoro, a expressão dos olhares, Heloísas, Luízas, Lígias e Teresas.
Tom Jobim musicou de maneira real e imaginária nossa terra, nossos bichos, nossas matas, suas sombras, ruídos, seus vôos e movimentos. São sons suaves, leves, às vezes brincalhões, mas acima de tudo, sons brasileiros. Tom sonhou e cantou o positivo, o lado mágico de uma terra feita do que é bom. Isso sem nunca deixar de mostrar nossos contrastes.

Ao se falar de Tom, todos se lembram logo das suas melodias belíssimas. Mas vale lembrar também o grande letrista que ele foi. Recomendo o álbum “Antônio Carlos Jobim Letra & Música”, com Cristóvão Bastos e Leny Andrade. Vivo Sonhando, Olha pro Céu, Luiza, As Praias Desertas, Fotografia, Ana Luiza, Você Vai Ver, Este Seu Olhar, Lígia, Samba do Avião, Esquecendo Você, Corcovado, Wave, Ângela, Outra Vez, Águas de Março. São 16 faixas com composições suas, letra e música. Somente as letras desse álbum já seriam suficientes para consagrar o autor.

Chico Buarque já disse: o maior orgulho que podemos ter é nosso maestro soberano, o Antônio Brasileiro.

Nenhum comentário: