playlist Music

domingo, 23 de setembro de 2007

BIRéLI LAGRèNE Djangology/To Bi or Not To Bi (Dreyfus)


Desde seu primeiro disco , em 1980 , com 13 anos de idade, o guitarrista cigano, considerado prodígio, Biréli Lagrene (na foto) , tem se mostrado um talentoso enigma. Seu novo CD duplo , com gravações ao vivo , “Djangology” e “To Bi or Not to Bi” , não mudará esta situação. O controlado “Djangology” apresenta , também , a WDR Big Band no Kölner Philharmonie na Alemanha e o caótico “To Bi or Not To Bi” reúne diversas performances realizadas em variados palcos .

Parte disto é intencional . Lagrène tem sempre desafiado as categorizações , indo das comparações iniciais com Django Reinhardt às participações no mundo fusion com Jaco Pastorius , bem como a gravação de um tributo a Frank Sinatra , onde canta. Acrescente-se o seu “Gypsy Project” com vinculação às suas origens.

Djangology , seu primeiro disco com Big Band , adiciona outro capítulo . O guitarrista cita “Pop Goes to Weasel” durante seu solo na música “Place Du Tertre”. Lagrène, também, faz uma razoável vocalização de pérolas como “The Good Life” e “The Shadow of Your Smile”. Na verdade ele está em casa cantando através da sua guitarra elétrica. Ainda que seu trabalho apresente maravilhosos fragmentos de standards , estes momentos de humor são raros.

Executado com perfeição , Djangology soa mais como Stan Kenton e Duke Ellington, talvez um produto do ex participante da orquestra de Maynard Ferguson , Michael Abene , que comanda a WDR Big Band. O disco sofre a comparação com o recente “Brown Street” de Joe Zawinul , um CD duplo gravado ao vivo com a WDR

Lagrène passa para o pólo oposto na execução acústica em “To Bi or Not To Bi’”. “Sur La Croisette” abre o disco lentamente , em comparação com as influências de Django Reinhardt e Wes Montgomery . “R & Bi” é uma percussiva interpretação , tendo a música “Teen Town” de Jaco Pastorius como inspiração. “Madras Express” é uma obra-prima, que utiliza as influências do Oriente Médio. Por toda parte há citações a Miles Davis , Sinatra, Buddy Miles and Wilson Pickett, com uma ocasional demonstração solitária de “Friday Night in San Francisco”, o álbum de Al Di Meola, John McLaughlin e Paco DeLucia , gravado ao vivo em 1980 .

Como um bom disco gravado ao vivo , estes CDs farão os ouvintes desejarem ter estado presentes . No caso de Djangology , por causa da big band . No caso de “To Bi or Not To Bi”, em razão dos solos que passam a impressão da necessidade de vê-los para crer.
Fonte : JazzTimes/ Bill Meredith

Nenhum comentário: